Description
Esta sessão pretende explorar o crescente potencial das plataformas digitais na comunicação de ciência, tecnologia e educação.
A era digital proporciona um ambiente rico em oportunidades para partilha de conhecimento e promoção de alfabetização científica de forma ampla e acessível.
Neste contexto, discutiremos como as plataformas digitais têm sido usadas com sucesso para divulgar informação, envolvendo o público em experiências educativas mais interativas e fomentando a colaboração entre investigadores, a academia e a sociedade em geral.
Abordaremos exemplos concretos de como essas plataformas têm sido aplicadas para superar barreiras geográficas, culturais e linguísticas, ampliando o alcance e o impacto da comunicação científica. Além disso, exploraremos desafios e oportunidades associados à utilização das plataformas digitais e a promoção de uma comunicação mais envolvente e interativa.
Os participantes ficarão com uma visão abrangente sobre o papel fundamental das plataformas digitais na disseminação de ciência, tecnologia e educação, bem como insights valiosos para aprimorar as suas próprias estratégias de comunicação.
14:30-14:50 - Vasco Trigo
Keynote: O potencial das plataformas digitais numa estratégia de comunicação de ciência, tecnologia e educação
14:50-15:05 - Joana Coelho
Case study: "Estratégia de comunicação digital do INESC TEC"
15:05-15:20 - Joana Lobo Antunes
Case study: "Estratégia de comunicação digital do IST"
15:20-16:00 - Mesa redonda: "Qual o papel que os serviços da FCCN podem desempenhar nas estratégias de comunicação de ciência, tecnologia e educação".
- Nélson Dias (moderador)
- Isabel Amaral (FCT/NOVA)
- João Moraes Palmeiro (Aveiro Media Competence Center)
- Vítor Manteigas (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Politécnico de Lisboa)