Description
Nesta sessão serão apresentados vários projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+i) desenvolvidos no Politécnico de Leiria que são exemplos de uma estratégia institucional focada nas atividades de partilha e valorização de conhecimento com impacto no tecido económico e social da região e com relevância nacional e internacional.
Projetos:
1- Descodificar sinais de sensores de oxigénio para diagnosticar...diabetes - Maria Pedro Guarino
2- Macroalgas como fonte de produtos com potencial biotecnológico. Porquê? E para quê? - Celso Alves
3- Sinais de trânsito ativos para sistemas de transporte inteligentes - Sérgio Faria
4- SMART IoT Ecosystem for Ceramics 4.0 - António Pereira
Notas Biográficas:
1- Maria Pedro Guarino é Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria e Coordenadora do ciTechCare- Centro de Cuidados Inovadores e Tecnologia da Saúde. Doutorada em Fisiologia pela Universidade NOVA de Lisboa e pós-graduada em Farmacologia e Terapêutica pela Universidade de Manitoba, Canadá, a sua área de investigação situa-se no domínio das Ciências Médicas e da Saúde, particularmente Medicina Básica, Fisiologia, Fisiopatologia e Farmacologia. Os projetos que tem desenvolvido incluem a conceção de novas abordagens diagnósticas e terapêuticas para a obesidade e diabetes tipo 2, incluindo intervenções nutricionais e dispositivos médicos. Colaborou com a indústria farmacêutica na área da neuromodulação e avaliação de biosinais fisiológicos e fisiopatológicos e coordena, atualmente, projetos de desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico e monitorização. A sua investigação neste campo deu origem a uma patente internacional e à criação de uma empresa spin-off. Publicou vários estudos científicos em revistas nacionais e internacionais, foi Investigador Responsável de projetos financiados e orientadora de vários alunos pós-graduados. É, desde 2018 membro do Conselho Consultivo do Centro Hospitalar de Leiria (CHL, E.P.E) por nomeação do Ministério da Saúde e coordenou o Think Tank na área da Saúde para estruturar a resposta regional à pandemia COVID-19.
2- Celso Alves é doutorado em Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar (Do * Mar) pela Universidade de Aveiro. Atualmente é Investigador do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e Investigador Voluntário no Centro de Diagnóstico COVID 19 do Politécnico de Leiria. O seu trabalho científico centra-se na bioprospecção de produtos naturais marinhos a partir de macroalgas, bactérias e fungos, bem como plantas, com potencial para aplicações biotecnológicas e terapêuticas. É co-autor de 42 publicações em revistas científicas com revisão por pares, 1 patente, 8 capítulos de livros e mais de 65 comunicações em congressos internacionais. Tem participado como investigador em diversos projetos nacionais e internacionais na área da biotecnologia marinha e integrado o comité organizador de congressos internacionais relacionados, nomeadamente o International Meeting on Marine Research e o XVI Simpósio Internacional de Produtos Naturais Marinhos/ XI Conferência Europeia sobre Produtos Naturais Marinhos.
3- Sérgio Faria é Professor Coordenador Principal (2016) do Dep. de Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria. Obteve o doutoramento em Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Essex, Reino Unido, em 1996, e título de Agregado pelo IST, Universidade de Lisboa, em 2014. Foi vice-presidente do Politécnico de Leiria (1997-99), presidente do Conselho Técnico-Científico da ESTG e responsável do Grupo de Processamento de Sinais Multimédia em Leiria do Instituto de Telecomunicações, sendo atualmente responsável pela Delegação de Leiria do IT. Leciona unidades curriculares na área de Codificação de Imagens e Vídeo, Processamento Digital de Sinais e Microprocessadores. É membro sénior do IEEE e da Ordem dos Engenheiros. O seu trabalho de investigação abrange processamento e codificação de imagens 2D / 3D e imagens médicas. É co-autor de 2 patentes, co-fundador de uma startup de tecnologia, co-autor de 1 livro, 14 capítulos de livros e cerca de 200 publicações em revistas e conferências internacionais. Participa das atividades MPEG e JPEG e (co) orientou mais de 25 alunos de mestrado e 11 de doutoramento. É Editor Associado das publicações “IEEE Transaction on Image Processing” e “Signal Processing: Image Communication, Elsevier”. É ainda avaliador de projetos nacionais e internacionais e presidente da Comissão de Avaliação da A3ES para os cursos da Área da Engenharia Eletrotécnica dos Institutos Superiores Politécnicos.
4- António Manuel de Jesus Pereira é Professor Coordenador Principal no Departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG-IPL), onde leciona há cerca de 27 anos nas áreas de Engenharia e Tecnologia, com ênfase em Engenharia Informática. É o coordenador do Mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel e o Investigador responsável pela linha de investigação Ecossistemas IoT Inteligentes do Centro de Investigação em Informática e Comunicações do IPLeiria.
É licenciado (1992) e mestre (1995) em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, é doutorado (2006) em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra e obteve a agregação (2018) em Informática pela Universidade de Aveiro. Foi editor de 3 livros, autor/coautor de 3 patentes nacionais e de mais de 150 publicações científicas, com revisão de pares, em revistas e conferências internacionais. Orientador de 7 dissertações de doutoramento e cerca de 40 dissertações de mestrado já concluídas. Atualmente orienta 7 doutoramentos e dois mestrados nas áreas da Indústria4.0, da Internet das coisas, Internet dos Veículos não Tripulados e Active Ambient Assisted Living. Tem Participado em diversos projetos de investigação, europeus e nacionais. Coordenou mais de 20 projetos de I&D+i para pequenas e médias empresas e instituições. Foi Coordenador de Departamento, do Mestrado Engenharia Informática-Computação Móvel e Coordenador do Centro de Investigação em Informática e Comunicações do IPLeiria. Foi editor convidado de várias revistas internacionais com coeficiente de impacto e organizou diversos eventos científicos nacionais e internacionais. As suas áreas de interesse são: Escosistemas Inteligentes para a Inetrnet das coisas, Indústria 4.0, Internet dos veículos Não tripulados e Ambient Assisted Living.