Description
Introdução à estratégia nacional para transformar digitalmente o ecossistema educativo, colocando alunos, professores e escolas no centro, promovendo interoperabilidade, governança de dados, segurança e inovação.
-
Salome Branco (FCCN)06/05/2026, 14:30
Introdução à estratégia para transformar digitalmente o ecossistema educativo, colocando alunos, professores e escolas no centro, promovendo simplificação dos processos, interoperabilidade, governança de dados, segurança e inovação.
Go to contribution page -
Artur Gaspar (fccn.pt), Salome Branco (FCCN)06/05/2026, 14:40
Como estamos a redesenhar processos educativos e administrativos para eliminar passos redundantes e reduzir pedidos de informação repetidos.
Go to contribution page
Exemplos:
(1) O Registo Biográfico do Docente (RBD) como caso prático de como estamos a organizar, normalizar e reutilizar dados ao longo do ciclo de vida do docente.
(2) Produção de relatórios e evidências (ex.: mapas e indicadores) a partir de... -
Rui Martins (fccn.pt)06/05/2026, 15:00
Como a interoperabilidade entre sistemas escolares e serviços centrais reduz burocracia e erros, ao permitir que a informação seja registada uma única vez e reutilizada em múltiplos processos (matrículas, horários, assiduidade, relatórios e comunicação com o MECI). Enquadramento do EduConnect como hub de integração (modelos de dados e APIs) que visa facilitar e simplificar.
Go to contribution page -
06/05/2026, 15:25
-
Mrs Rebeca Sá Couto (EduQA)06/05/2026, 15:30
Nesta sessão iremos partilhar o diagnóstico relativamente aos equipamentos e conectividade nas escolas. Iremos também recolher sugestões de para serem incluídas no plano futuro.
Go to contribution page -
06/05/2026, 15:55