Description
Pretende-se nesta sessão realizar um ponto de situação do serviço RCTSaai e dos respetivos Perfis de Confiabilidade alinhados com a “REFEDS Assurance Framework”. Estes perfis tem como objetivo definir o nível de confiança da informação enviada pelas entidades aos serviços. Em alguns serviços o envio desta informação é já obrigatório (Ex.: LUMI).
No âmbito do serviço RCTS Certificados e com o objetivo de gerir de forma automática a emissão e renovação de certificados de servidor será apresentado como utilizar o ACME Protocol (Automated Certificate Management Environment protocol).
Público-alvo
Esta reunião de trabalho destina-se aos responsáveis técnicos do serviço RCTSaai e serviço de Certificados RCTS.
Agenda
RCTSaai – Ponto de Situação e Novos Perfis de Confiabilidade
Orador: Esmeralda Pires (FCT|FCCN)
RCTS Certificados – Emissão e Renovação de Certificados via ACME
Orador: João Guerreiro (FCT|FCCN)
Digital Credentials for Europe (DC4EU): Um novo paradigma de confiança nas interações entre cidadãos, organizações e Estados na EU – https://dc4eu.eu/
A Europa atravessa mudanças sem precedentes para as quais a transformação digital e a transição verde são dois elementos fundamentais para as enfrentar. O regulamento eIDAS é um dos pilares da União Europeia para os domínios da identidade e da confiança do mundo digital. A evolução natural do eIDAS expande o seu âmbito de competência para além da identidade, passando a abranger também a Certificação Eletrónica de Atributos (CEA). A definição de medidas, processos e procedimentos técnicos para que se estabeleçam quadros de confiança em domínios setoriais é cada vez mais crucial para a construção de uma Europa digital.
Neste sentido, o DC4EU centra-se na identificação e aplicação de todos estes aspetos, com um enfoque inicial, no domínio da educação, com especial ênfase para a emissão de credenciais académicas e qualificações profissionais, e no domínio da Segurança Social, concretamente na emissão do documento portátil A1 (PDA1) e do Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD).
O principal objetivo é o de testar, em larga escala, a interoperabilidade e a escalabilidade no domínio nacional e em múltiplos contextos transfronteiriços, e o de fornecer feedback à Comissão Europeia (CE) e aos Estados-Membros. O processo permitirá realizar testes abrangentes via carteiras digitais (wallets), com recurso Atestados Eletrónicos Qualificados de Atributos (QEAA), Atestados Eletrónicos de Atributos (EAA) e credenciais, nomeadamente as suas funcionalidades nacionais e transfronteiriças, num ambiente de pré-produção. A Carteira Europeia de Identidade Digital (EUDIW) será um elemento fundamental para a completa desmaterialização de casos de uso multi-setoriais e transfronteiriços, concretamente os que envolvem a identidade, assinatura, credenciais educacionais e segurança social.
Oradores: José Filipe Alves (Universidade do Porto) e António Meireles (Universidade do Porto)
Patrocinador - Syscrum / Paessler
Esta sessão tem a participação do patrocinador Syscrum / Paessler