Description
- NeuroRehabLab
CogMap (15 min)
Aplicação de Realidade Virtual com tarefas a ser usada em contexto cirúrgico. Uma das tarefas é a visualização durante 5 segundos de diferentes pontos, por ordem. No ecrã fica a visualização do ponto do profissional de saúde e do outro o que o paciente vê. Outra das tarefas implica leitura de texto com nome de cor, diferente da cor de fundo do texto, que muda a cada 5 segundos. O objetivo é o desenvolvimento das capacidades cognitivas.
AViR (15 min)
O projeto é um protótipo de realidade virtual para apoio psicológico em caso de perda gestacional precoce (<20 semanas). Tem 4 módulos baseados em protocolos e experiências femininas. É implementado usando óculos de realidade virtual. Este protótipo tem base científica/clínica. Inicialmente foi feito um estudo do estado da saúde mental de mulheres, no qual estiveram envolvidas ~800 mulheres de Portugal. Concluiu-se que passados anos após a perda, ainda apresentam sinais depressivos. O objetivo é a normalização de tudo o que a mulher vai sentir durante o processo de luto/perda e dar validação da perda. O protótipo permite gravar mensagens de apoio (cheer). Permite também a criação de um jardim virtual. Existe um agente virtual humanóide que dá frases feitas para estimular a experiência do utilizador, ouvir a sua história sem julgamentos. Foi desenvolvido com 4 psicólogos e 2 enfermeiros.
- MARE-Madeira
Megafauna (15 min)
Mostra de equipamentos utilizados para marcar animais; visualização de trajetórias de baleias.
Triton (15 min)
O projeto Intertagua, projeto MAC com regiões da Macaronésia, envolveu a criação e desenvolvimento de tags (marcadores) a serem afixados em animais marinhos (tartarugas, baleias, golfinhos). A equipa desenvolveu as tags, tendo criado protótipos desenvolvidos no Laboratório de Prototipagem da ARDITI. O custo deste tipo de tags no mercado é de cerca de 5000€, enquanto que as criadas em laboratório ficaram à volta de 200€. Foram testados para a geolocalização de barcos e localização/seguimento de animais até um máximo de 66 dias. As tags estão equipadas com baterias e tecnologia LORA. O curto alcance é cerca de 84km. Esta localização permite analisar dados que poderão indicar as deslocações sazonais dos animais marcados, padrões, profundidades atingidas, entre outros.