15–17 Apr 2024
Centro de Congressos da Madeira
Europe/Lisbon timezone

Session

Visita às instalações da ARDITI

17 Apr 2024, 15:00
Edif. Madeira Tecnopolo, Piso 2 (ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação)

Edif. Madeira Tecnopolo, Piso 2

ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação

Caminho da Penteada 9020-105 Funchal Portugal

Description

  • NeuroRehabLab

CogMap (15 min)

Aplicação de Realidade Virtual com tarefas a ser usada em contexto cirúrgico. Uma das tarefas é a visualização durante 5 segundos de diferentes pontos, por ordem. No ecrã fica a visualização do ponto do profissional de saúde e do outro o que o paciente vê. Outra das tarefas implica leitura de texto com nome de cor, diferente da cor de fundo do texto, que muda a cada 5 segundos. O objetivo é o desenvolvimento das capacidades cognitivas.

AViR (15 min)

O projeto é um protótipo de realidade virtual para apoio psicológico em caso de perda gestacional precoce (<20 semanas). Tem 4 módulos baseados em protocolos e experiências femininas. É implementado usando óculos de realidade virtual. Este protótipo tem base científica/clínica. Inicialmente foi feito um estudo do estado da saúde mental de mulheres, no qual estiveram envolvidas ~800 mulheres de Portugal. Concluiu-se que passados anos após a perda, ainda apresentam sinais depressivos. O objetivo é a normalização de tudo o que a mulher vai sentir durante o processo de luto/perda e dar validação da perda. O protótipo permite gravar mensagens de apoio (cheer). Permite também a criação de um jardim virtual. Existe um agente virtual humanóide que dá frases feitas para estimular a experiência do utilizador, ouvir a sua história sem julgamentos. Foi desenvolvido com 4 psicólogos e 2 enfermeiros.

  • MARE-Madeira

Megafauna (15 min)

Mostra de equipamentos utilizados para marcar animais; visualização de trajetórias de baleias.

Triton (15 min)

O projeto Intertagua, projeto MAC com regiões da Macaronésia, envolveu a criação e desenvolvimento de tags (marcadores) a serem afixados em animais marinhos (tartarugas, baleias, golfinhos). A equipa desenvolveu as tags, tendo criado protótipos desenvolvidos no Laboratório de Prototipagem da ARDITI. O custo deste tipo de tags no mercado é de cerca de 5000€, enquanto que as criadas em laboratório ficaram à volta de 200€. Foram testados para a geolocalização de barcos e localização/seguimento de animais até um máximo de 66 dias. As tags estão equipadas com baterias e tecnologia LORA. O curto alcance é cerca de 84km. Esta localização permite analisar dados que poderão indicar as deslocações sazonais dos animais marcados, padrões, profundidades atingidas, entre outros.

Presentation materials

There are no materials yet.
Building timetable...