A FCT e a ANI organizaram uma sessão de divulgação e esclarecimento de dúvidas (“infoday”) dedicada à Key Digital Technologies (KDT), uma das Parcerias Institucionalizadas do Horizonte Europa, sucessora da Parceria ECSEL (Eletronic Components and Systems for European Leadership) do Horizonte 2020.
Este evento contou com o apoio do KDT Joint Undertaking Office e teve como objetivo apresentar o Programa de Trabalhos em vigor e os concursos lançados em 2021, bem como as principais regras de participação e mecanismos de co-financiamento público, com vista a apoiar a participação nacional nesta Parceria.
Para mais informações sobre esta Parceria, por favor consulte a página da KDT no website da FCT.
Aconselhamos a consulta do Programa de Trabalhos 2021 e das condições dos respetivos concursos apresentadas no portal "Funding tender and opportunities" da UE: links indicados abaixo.
A Comissão Europeia apresentou recentemente uma proposta para o "European Chips Act" para abordar a "escassez global de semicondutores e chips" e para reforçar a liderança da europeia em R&D, bem como as capacidades para o design, produção e packaging de chips avançados. Tendo em conta o impacto que essa proposta poderá ter no futuro da KDT, a Comissão Europeia participou neste evento com uma apresentação na sessão 3.
Neste contexto, a Comissão lançou um inquérito público para recolher inputs dos vários stakeholders sobre a atual e futura procura por semicondutores e pelos dispositivos eletrónicos que deles dependem (p. ex. ao nível de wafers e chips), bem como outras necessidades industriais relevantes. O inquérito está disponível para preenchimento até ao dia 20 março, podendo ser acedido aqui.