13ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta
Universidade Eduardo Mondlane
-
-
Workshop 1 - Ciência Aberta: Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade Anfiteatro 1501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 1501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Oradoras:
Daniela Francescutti Martins Hott – Universidade de Brasília
Kadidja Valéria Reginaldo de Oliveira – Universidade de Brasília -
12:00
Almoço
-
Sessão de Abertura Centro Cultural
Centro Cultural
Universidade Eduardo Mondlane
Sessão de Abertura
-
1
Manuel Guilherme Júnior - Reitor da Universidade Eduardo Mondlane
-
2
Rui Vieira de Castro - Reitor da Universidade do Minho
-
3
Madalena Alves - Presidente FCT
-
4
Bianca Amaro - em representação do IBICT
-
5
Daniel Nivagara - Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
-
1
-
Keynote de Abertura Centro Cultural
Centro Cultural
Universidade Eduardo Mondlane
Moderação: Emilio Tostão (presencial)
-
6
Research assessment reforms – Looking backward and ahead
Orador convidado:
Alex Rushforth, investigador na CWTS, Universidade de Leiden
-
6
-
Intervalo Centro Cultural
Centro Cultural
Universidade Eduardo Mondlane
-
Sessão de Comunicação 1 Centro Cultural
Centro Cultural
Universidade Eduardo Mondlane
Moderação: João Mendes Moreira (presencial)
-
7
Análise do alinhamento dos indexadores de revistas científicas de Acesso Aberto com as premissas da Ciência Aberta Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Raphael Faria Vilas Boas, Fhillipe de Freitas Campos -
8
Da elaboração de uma taxonomia voltada às Humanidades Digitais no cenário brasileiro: a TaDiRAH e sua proposta multilingue Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Márcia T. Cavalcanti, Tainá Regly, Renan M Castro, Ricardo M Pimenta, Elizabeth Maria Freire de Jesus -
9
Repositório Científico da CPLP / Portal de Acesso Aberto da CPLP Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Paulo Lopes, João Mendes Moreira, Eloy Rodrigues, José Carvalho, Raquel Truta, João Boaventura Ima-Panzo, Washington Segundo -
10
Criação de indicadores cientometricos: Estudo de caso da integração do Observatório Ciência, Tecnologia & Inovação em Saúde da Fiocruz ao Sistema BrCris/IBICT Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
-
7
-
Demo Centro Cultural
Centro Cultural
Universidade Eduardo Mondlane
Moderação: João Mendes Moreira (presencial)
-
11
Sistema de Planos de Gestão de Dados da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – Ferramenta Argos
Autores:
Filipa Matos Pereira, João Cardoso, João Mendes Moreira
-
11
-
Momento Social - Encerramento do 1º Dia Centro Cultural
Centro Cultural
Universidade Eduardo Mondlane
-
-
-
Workshop 2 - Boas Práticas e Inovação na gestão de revistas científicas Anfiteatro 1501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 1501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
-
12:15
Almoço
-
Sessão de Comunicação 2 Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Moderação: Washington Ribeiro (presencial)
-
12
Serviço de Repositório Digital de Dados de Investigação - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
João Cardoso, João Mendes Moreira -
13
Metadados para representação de dados em COVID-19: um estudo exploratório Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Anderson Silva de Araujo, Viviane Santos de Oliveira Veiga, Isabella Henrique Lima Pereira, Mylena Cristhina Araujo de Oliveira -
14
Implementação do serviço de gestão de dados de pesquisa: perspectiva de uma biblioteca que atua em rede Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro, Maria Elisa Valentim Pickler Nicolino, Telma Jaqueline Dias Silveira
-
12
-
Sessões paralelas: Pechas Kuchas 2 Anfiteatro 1501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 1501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Moderação: Ana Portugal Melo (online)
-
15
Divulgação Científica sobre COVID-19 no aplicativo FioLibras e sua integração com o Arca – Repositório Institucional da Fiocruz
Autores:
Claudete Fernandes de Queiroz, Luciana Danielli de Araujo, Aline da Silva Alves, Andrea Ferreira Goncalves do Nascimento, Valeria Machado da Costa, Marina Maria Ribeiro Gomes da Silva, Catarina Barreto Malheiro Pereira, Tatiana Militão, Juliana Gonçalves Rei -
16
Participação de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) brasileiras no projeto de incubação de repositórios de dados
Autora:
Tatyane Guedes Martins da Silva -
17
Plano de gestão de dados no apoio à gestão de dados científicos FAIR
Autores:
Fabiano Couto Corrêa da Silva, Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro, Marcello Mundim Rodrigues, Miguel Ángel Márdero Arellano, Alexandre Faria de Oliveira -
18
Princípios FAIR aliados ao acesso e reuso de dados: análise de conjuntos de dados sobre Covid-19 presentes no repositório PubChem
Autores:
Tainá Regly, Viviane Veiga, Aline da Silva Alves -
19
Repositórios de dados de pesquisa: critérios CoreTrustSeal
Autores:
Lyvia Rocha de Jesus Araujo, Eloísa Príncipe, Maria Simone de Menezes Alencar -
20
Preservação de planos de gestão de dados: modelo Rede Cariniana
Autores:
Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro, Miguel Ángel Márdero Arellano, Alexandre Faria de Oliveira, Fabiano Couto Corrêa da Silva, Marcello Mundim Rodrigues
-
15
-
Sessões paralelas: Pechas Kuchas I Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Moderação: Maria Manuel Borges (online)
-
21
Caracterização de periódicos de acesso Aberto relacionados à enfermagem na América Latina Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Lívia Gomes da Silva, Adriana Lamanna Puga, Ailse Rodrigues Bittencourt, Darlan Tavares dos Santos, Naira Christofoletti Silveira -
22
Revisão por pares aberta: Panorama das revistas no campo da saúde Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Anderson Silva de Araujo, Hikmat Zein, Rafael Teixeira -
23
SciELO.pt 2.0 – Balanço de um ano de operação Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Paulo Lopes, Paula Meireles, Paula Carvalho, José Carvalho, Susana Costa -
24
Afirmação da ética e integridade na Ciência Aberta Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Eli Lopes da Silva, Sigmar de Mello Rode -
25
As Publicações Integradas, Inteligentes e Inovadoras com o PUB IN Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
José Carvalho, Susana Costa, Eloy Rodrigues -
26
Motor multifunções: pesquisa terminológica bilingue e assistente de escrita académica com base em dados científicos abertos Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Micaela Aguiar, José Monteiro, Sílvia Araújo -
27
Políticas editoriais das revistas científicas portuguesas: questão de autoria Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Lidia Costa de Souza, Eloísa Príncipe
-
21
-
Intervalo Centro Cultural
Centro Cultural
Universidade Eduardo Mondlane
-
O meu Póster em 40 segundos Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Moderação: Bianca Amaro (presencial)
-
28
O que é Tudo? (em 40 segundos) Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane (Anfiteatro 2501)
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Anfiteatro 2501
Autores:
Clea Barradas dos Reis, Ana Lígia Medeiros, Luziana Jordão Lessa -
29
Covid-19 e acesso aberto: qual a posição mundial da temática nas redes de pesquisa no campo da Ciência da informação durante a pandemia? (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Lidiane dos santos Lidiane Carvalho, Rejane Ramos Machado -
30
Perfil dos Gestores dos repositórios institucionais e o seu olhar sobre a dinâmica dos mesmos (em 40 segundos) Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane (Anfiteatro 2501)
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Anfiteatro 2501
Autores:
Cecília da Conceição Reis Ramos, Pedro Jerónimo, Moisés Rockembach -
31
Utilização dos protocolos dos dados abertos para o acesso à informação no Instituto Nacional de Estatística-INE(em 40 segundos) Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane (Anfiteatro 2501)
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Anfiteatro 2501
Autores:
Delfina Lázaro Mateus, Jonas Gonçalves Nassabe, Laurinda Tcheco -
32
Biblioteconomia no contexto da E-Science: a formação do(a) bibliotecário(a) de dados em instituições de ensino superior brasileiras (em 40 segundos) Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane (Anfiteatro 2501)
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Anfiteatro 2501
Autor:
Fabrício Rodrigues dos Santos Garrido -
33
Atividade e experiência da comissão de ética numa instituição de ensino superior (em 40 segundos) Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane (Anfiteatro 2501)
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Anfiteatro 2501
Autoras:
Maria Eduarda Pereira Rodrigues, Isabel Maria Lourenço -
34
Atividade legislativa em tempo de pandemia (COVID-19) - benefícios do Acesso Aberto (em 40 segundos) Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane (Anfiteatro 2501)
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Anfiteatro 2501
Autoras:
Maria Eduarda Pereira Rodrigues, Isabel Peças -
35
Plugin de integração entre OPS e Dataverse: facilitando a difusão de dados abertos em preprints (em 40 segundos) Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane (Anfiteatro 2501)
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Anfiteatro 2501
Autores:
Pablo Valério Polônia, Thiago Matos Brasil, Kamilla Pereira Silva, Diego Abadan, Richard Auzier -
36
Saberes e oportunidades sobre o OS para bibliotecários editores (em 40 segundos) Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane (Anfiteatro 2501)
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Anfiteatro 2501
Autores:
Kamilla Pereira da Silva, Jorge Luiz Cativo Alauzo -
37
Nem só de bases de dados vive a indexação de periódicos digitais em Acesso Aberto: estratégias de SEO para visibilidade (em 40 segundos) Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane (Anfiteatro 2501)
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Anfiteatro 2501
Autores:
Kamilla Pereira da Silva, Jorge Luiz Cativo Alauzo -
38
Bases legais para uma política de preservação digital em Moçambique (em 40 segundos) Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane (Anfiteatro 2501)
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Anfiteatro 2501
Autores:
Cecilia Preciosa Cabsela, Gildo Carlos Macie -
39
Monitoramento de revistas em Acesso Aberto: pugins geradores de dados para o OJS (em 40 segundos) Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane (Anfiteatro 2501)
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Anfiteatro 2501
Autores:
Igor Moura Danieleviz e Silva, Kamilla Pereira Silva -
40
Publicação científica de acesso aberto em instituições de ensino superior e de pesquisa em Moçambique (em 40 segundos) Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane (Anfiteatro 2501)
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Anfiteatro 2501
Autores:
Ranito Zambo Waete, Horácio Francisco Zimba, Aidate Mussagy, Rui José António -
41
Desafios para Ciência Aberta: um estudo à luz de uma taxonomia (em 40 segundos) Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane (Anfiteatro 2501)
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Anfiteatro 2501
Autora:
Taciana de Lemos Dias, Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva, Marilene Olivier Ferreira de Oliveira, Victor Gianordoli -
42
Análise de eventos científicos da América Latina disponibilizados na plataforma Zenodo (em 40 segundos) Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane (Anfiteatro 2501)
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Anfiteatro 2501
Autores:
Linda Ariene Cardoso, Larissa da Silva, Tainá Alano, Helena Marques, Jayne Leite, Andresa Ignacio, Júlio César Theisen, Daniel Umpierre -
43
Criação de um chatbot para o ARCA - Repositório Institucional da Fiocruz (em 40 segundos) Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane (Anfiteatro 2501)
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Anfiteatro 2501
Autores:
Valéria Machado da Costa, Claudete Fernandes de Queiroz, João Pedro Borges da Rocha Guimarães, Clara Gomberg Faulhaber do Vale, Paloma C. Mamede, Aline da Silva Alves, Catarina Barreto Malheiro Pereira, Tatiane Militão, Liana Braga Paraguassu -
44
Comunicação científica e redes sociais digitais: análise do perfil no Instagram de periódicos da Ciência da Informação brasileira (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Filipe Torres de Melo, Paulo Ricardo Silva Lima -
45
Relevância dos indicadores da Ciência Aberta no impacto dos periódicos da saúde (em 40 segundos) Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane (Anfiteatro 2501)
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Anfiteatro 2501
Autores:
Bruna Lins Rocha de Padua, Patricia Luciene da Costa Teixeira, Renato Philipe de Sousa, Naira Christofoletti Silveira -
46
Análise da adesão às práticas da Ciência Aberta nos periódicos de Ciência da Informação do nordeste brasileiro ( em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Francisca Clotilde de Andrade Maia, Italo Teixeira Chaves -
47
Desenvolvimento e aperfeiçoamento de plataforma de visualização de dados públicos: relato sobre o caso do Visão (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Tainá Regly, Joyce Mirella dos Anjos Viana, Larissa de Araújo Alves, Nathaly Cristine Leite Rocha, Tiago Emmanuel Nunes Braga -
48
Aspectos visuais e informacionais dos Dados Governamentais Abertos disponibilizados pelo SIGA Brasil (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Tainá Regly, Rosali Fernandez de Souza -
49
Repositórios digitais brasileiros no Diretório de Repositórios em Acesso Aberto (OpenDOAR) (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Camila de Azevedo Gibbon, Luan Soares Silva, Angélica Conceição Dias Miranda, Maria Helena Machado de Moraes, Bianca Amaro, Washington Luis Ribeiro de Carvalho Segundo, Juliana Araujo Gomes de Souza -
50
O papel da iniciativa open access no uso e na promoção do conhecimento na Universidade Eduardo Mondlane- UEM (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Delfina Lázaro Mateus, Manuel Valente Mangue, Leila Enoque Mutuque, Siena De Nascimento Mabota -
51
Repositórios sobre arte dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Fernanda Maria Melo Alves, Martins Guambe -
52
Instituições brasileiras atuantes na Conferência Lusófona de Ciência Aberta: um recorte da sessão comunicação da 3ª a 10ª edição (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Edna Karina da Silva Lira, Angélica Conceição Dias Miranda -
53
Bibliotecas parque como laboratórios para a Ciência Cidadã: convergências entre os modelos adotados em Medellín e Rio de Janeiro (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Larissa Weber Umpierre, Fabiano Silva
-
54
Ciência Aberta: perspectiva e desafios para a formação profissional de bibliotecários (em 40 segundos) Anfiteatro 2051 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2051
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Izabel Antonina de Araujo, Camila Mariana Aparecida da Silva -
55
O MOOC sobre Educação Aberta: uma prática para promover a Ciência Aberta (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Suely Ferreira da Silva, Maria do Carmo Duarte Freitas, Rafaela Wille de Aguiar -
56
Repositório uma ferramenta em benefício da Ciência, Tecnologia e Sociedade (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autora:
Ana Paula Matos Bazilio -
57
Rede Sudeste de Repositórios Digitais: produção bibliográfica disponibilizada em acesso aberto (em 40 segundos) Anfiteatro 20501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 20501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Claudete Fernandes de Queiroz; Raphael Rodigues Belchior -
58
Critérios de Avaliação e de Apoio aos Periódicos Científicos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Sigmar de Mello Rode, Maria Pilar Sotomayor, Benedito Barraviera, Flávia Bastos, José Guimarães, Edson Botelho -
59
Relato de experiência do processo de desenvolvimento e planejamento do Novo Oasisbr (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Gabriel Silveira Marques, Marcos Antonio Vieira Faria, Renan Rangel de Oliveir, Jesiel Viana da Silva -
60
CIÊNCIA ABERTA: considerações para a pesquisa na área da enfermagem (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Franciane Dantas de Lima, Drielle Cristina da Cruz Souza Afonso, Evandro Toledo Gerhardt Stutz, Maria Simone de Menezes Alencar -
61
A FCRB e os poetas da literatura de cordel (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Marx Paulo Vargas, Adriana Mesquita Figueiredo, Ana Ligia Medeiros, Luziana Jordão Lessa -
62
Instituto Biológico e Ciência Aberta: iniciativas que promovem a visibilidade institucional (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Simone Bacilieri, Eliane Vieira, Silvia Galleti -
63
Indexação de livros académicos e científicos: o caso da UMinho Editora (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Carla Marques, Eloy Rodrigues -
64
Publicações com resultados negativos: revisão integrativa sobre a ansiedade (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Josiana Kely Rodrigues Moreira da Silva, Gabrielle Peres Burlandy Januario, Viviane Monteiro Dias, Maria Simone de Menezes Alencar -
65
Recursos Educacionais Abertos. Evidências e reflexões sobre práticas educacionais abertas em contexto de pandemia. Do local para o global (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Madalena Carvalho, Glória Bastos -
66
Competência em informação, protagonismo social e inclusão digital: uma análise teorética à luz da Ciência da Informação (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Márcio Adriano Costa dos Santos, Rosilene Llarena -
67
Descrevendo os metadados de dados de pesquisa nos Planos de Gestão de Dados (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Igor Yure Ramos Matos, Divino Ignácio Ribeiro Júnior -
68
Direitos autorais dos dados de Pesquisa (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Igor Yure Ramos Matos Igor, Divino Ignácio Ribeiro Júnior -
69
Compartilhamento de dados de pesquisa: análise de requisitos do Dataverse (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Viviane Veiga, Erick Penedo, Rejane Machado, Simone Dib -
70
Criação De Um Guia de Apoio ao Ensino de Línguas com Base no Processamento e Visualização De Dados Científicos Abertos (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Mariana Dora Pereira, Sílvia Lima Araújo -
71
Gestão do autoarquivamento no RI UFRN: utilizando scripts de automação com o Google Colab (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Clediane de Araújo Guedes Marques, Hugo Thiago de Holanda Oliveira, Marta Maíra Brito Barbos -
72
Serviços de apoio à gestão de dados de investigação na Universidade do Minho: do repositório de dados aos materiais de suporte (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
André Vieira, Paula Moura, Pedro Príncipe -
73
Uso de software de fonte aberta em instituições de ensino: exemplo da Universidade Aberta ISCED (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Autor:
Celestino Alexandre Pempe -
74
Repositório Científico da UEM: relato de experiência e desafios no processo de sua implementação (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Irzelinda Cangy Mussa, Anselmo Domingos Matavele, Alda Cossa Manhica, Alda Rafael Maússe, Natálio José Matusse, Rui José António, Horácio Francisco Zimba -
75
Proposta de implantação de uma infraestrutura de serviços de gestão de dados de investigação na Universidade Eduardo Mondlane (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Horácio Francisco Zimba, Rui José António, Anselmo Domingos Matavele, Natálio José Matonse, Aidate Mussagy -
76
Adoção do software DSpace 7 no Projeto RCAAP (em 40 segundos) Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Paulo Lopes, Paulo Graça, Fernando Ribeiro, Raquel Truta, José Carvalho
-
28
-
-
-
Workshop 3 - Boas práticas na gestão de Repositórios Anfiteatro 1501, Complexo Pedagógico
Anfiteatro 1501, Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
-
12:15
Almoço
-
Sessões paralelas: Pecha Kucha 3 Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Moderação: Caterina Pavão (online)
-
77
Contributos do projeto ON-MERRIT para a adoção e implementação da Ciência Aberta
Autores:
Antónia Correia, Pedro Príncipe, Eloy Rodrigues -
78
Desafios no desenvolvimento de uma ferramenta de monitorização e conformidade com políticas de Ciência Aberta no âmbito de financiamento pela FCT
Autores:
João Mendes Moreira, Filipa Alexandra Guerreiro Pardelha, Cátia Laranjeira, Filipa Pereira, Joana Novais, Paulo Lopes, António Lorvão Antunes, Elsa Cardoso -
79
Um panorama sobre os repositórios digitais brasileiros vinculados ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
Autores:
Luan Soares Silva, Camila Azevedo Gibbon, Angélica Conceição Dias Miranda, Maria Helena Machado de Moraes, Bianca Amaro, Washington Luís Ribeiro de Carvalho Segundo, Juliana Araújo Gomes de Sousa -
80
PortAberta – Portal de Investigação para a Ciência Aberta
Autores:
Raquel Truta; Pedro Príncipe; Ricardo Saraiva; Eloy Rodrigues; Clarisse Pais -
81
Ciência Aberta e Governo Aberto: um estudo da produção científica
Autores:
Priscila Machado Borges Sena, Patrícia da Silva Neubert, Bianca Amaro, Washington Segundo
-
77
-
Sessões paralelas: Pecha Kucha 4 Anfiteatro 1501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 1501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Moderação: Angélica Miranda (online)
-
82
(In)cumprimento de políticas de auto-arquivo de artigos científicos em texto integral em redes sociais académicas
Autores:
Beatriz Barrocas Ferreira, Maria Manuel Borges -
83
Monitorização da Implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: o papel do repositório institucional da UAb
Autores:
Madalena Carvalho, Sandra Caeiro -
84
Práticas de Ciência Cidadã para promoção da saúde: o caso do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (LaISS) da Fiocruz
Autores:
Julie Soares de Moraes Peixoto, Fabiana de Azevedo Soares, Viviane Santos de Oliveira Veiga -
85
Percepção dos docentes e investigadores da Universidade Eduardo Mondlane, em relação ao auto arquivo de publicações científicas e académicas no RIUEM
Autores:
Irzelinda Cangy Mussa, Alda Rafael Mausse, Alda Cossa Manhica, Maria Abigail Maungue Marrengula, Horácio Francisco Zimb -
86
A Captura de Dados no Contexto de Webinário Associado com o “Programa Dinheiro Direto na Escola”
Autores:
Guilherme Ataíde Dias, Wagner Junqueira Araújo, Renata Lemos Anjos -
87
Mapeamento das pesquisas sobre Ciência Aberta no Brasil: um estudo na BRAPCI
Autores:
Andreza Pereira Batista, Francisca Clotilde de Andrade Maia -
88
A conjuntura brasileira da Preservação Digital de Objetos Sociais
Autor:
Skrol Salustiano
-
82
-
Sessão de Comunicações 3 Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Moderação: Horácio Zimba (presencial)
-
89
Disponibilização de um Sistema de Planos de Gestão de Dados de Investigação - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Filipa Matos Pereira, João Cardoso, João Mendes Moreira -
90
Abertura de dados em Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Caterina Groposo Pavão, Carolina Felicissimo, Rafael Port da Rocha, Rene Faustino Gabriel Junior, Samile Vanz, Sônia Caregnato -
91
Preprints e a pandemia do COVID-19: uma análise na base de dados Dimensions Anfiteatro 2501 (Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane)
Anfiteatro 2501
Complexo Pedagógico, Universidade Eduardo Mondlane
Autores:
Alessa Fabíola dos Santos Ceslinski, Eloísa Príncipe
-
89
-
Intervalo Centro Cultural
Centro Cultural
Universidade Eduardo Mondlane
-
Keynotes de encerramento Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
Moderação: Aidate Mussagy (presencial)
-
92
Lourino Chemane - Sistema de registo e identificação dos membros das comunidades académica e científica de Moçambique: desafios e perspectivas da sua implementação no contexto da Política de Ciência Aberta
-
93
Eurico Wongo Gungula - A relevância da colaboração Sul-Sul para fomentar a Ciência Aberta não comercial em Angola e Moçambique.
Colaboradores da Comunicação:
Arianna Becerril Garcia, Eduardo Aguado Lopez - Redalyc
Bhanu Neupane - UNESCO -
94
Omo Oaiya - LIBSENSE: Building communities to strengthen open access and open science in Africa
-
92
-
Sessão de Encerramento e Anúncio da próxima ConfOA Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Anfiteatro 2501 - Complexo Pedagógico
Universidade Eduardo Mondlane
-