Jornadas 2022 • Viseu

Europe/Lisbon
Instituto Politécnico de Viseu

Instituto Politécnico de Viseu

Rua Coronel Vale de Andrade Campus Politécnico 3500-233 VISEU
Miguel Andrade (FCT | FCCN)
Description

As Jornadas da Unidade FCCN são o ponto de encontro anual das diversas comunidades de gestores e de utilizadores das plataformas avançadas de computação, de comunicação e de outros serviços digitais disponibilizadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O evento destina-se aos responsáveis pelos serviços de informática, biblioteca, documentação e/ou arquivo das IES, a decisores e dirigentes institucionais com estes pelouros e a responsáveis pela execução de ciência e por unidades de investigação.

Ao longo de três dias apresentamos e abrimos o diálogo sobre temáticas relacionadas com as áreas de atuação da Unidade de Computação Científica da FCT: ConectividadeComputaçãoColaboraçãoConhecimento e Segurança

A edição de 2022 decorre no Instituto Politécnico de Viseu de 31 de maio a 2 de junho de 2022.

Registration
Registo Jornadas 2022 - Registration Jornadas 2022
Organização Jornadas
    • 11:00 AM 12:30 PM
      Workshop: O Plano de Gestão de Dados na Prática - (mediante inscrição para filipa.pereira@fccn.pt) Sala 2 Pavilhão Gimnodesportivo

      Sala 2 Pavilhão Gimnodesportivo

      Neste workshop será abordada a importância da elaboração de um plano de gestão de dados (PGD), como uma boa prática na gestão de dados de investigação.
      Será apresentado o modelo de PGD da FCT, detalhados os seus diferentes tópicos e efetuada uma demonstração de preenchimento na ferramenta Argos.

      Convener: Filipa Pereira (FCCN)
    • 11:30 AM 12:30 PM
      Workshop: Novas Ferramentas da b-on: Consortia Manager e Plataforma de Estatísticas (mediante inscrição para helpdesk@b-on.pt) Sala 1 Pavilhão Gimnodesportivo

      Sala 1 Pavilhão Gimnodesportivo

      Workshop de introdução ao uso de duas novas ferramentas de apoio ao bibliotecário: o Consortia Manager, para gestão e consulta dos pacotes e coleções incluídos nas subscrições da instituição, e o Celus, uma nova plataforma de acesso a dados estatísticos.
      Este workshop destina-se especificamente a pontos de contacto da b-on (Admin e Admin Primary) e requer pré-inscrição, através do envio de email para o Helpdesk da b-on (helpdesk@b-on.pt).

      Convener: Joana Novais (FCCN)
    • 1:00 PM 2:30 PM
      Almoço 1h 30m Pavilhão Gimnodesportivo

      Pavilhão Gimnodesportivo

    • 2:30 PM 4:00 PM
      EDUROAM Auditório ESTGV

      Auditório ESTGV

      A reunião de trabalho do serviço eduroam tem como objetivo apresentar as atividades realizadas até ao momento, nomeadamente a integração do OpenRoaming dentro da infraestrutura eduroam. No âmbito desta integração serão apresentadas as soluções técnicas existentes e os modelos que as instituições eduroam podem adotar para disponibilizar o acesso a convidados, via OpenRoaming, em todos os locais onde o eduroam se encontra disponível. No âmbito da monitorização do desempenho do serviço eduroam, foi avaliado durante 2021 a solução WifiMon e realizado um piloto com integração de sondas. Durante esta sessão serão apresentar os resultados deste piloto, bem como o trabalho futuro que pretende integrar testes remotos de autenticação nas sondas eduroam.

      Oradores: Pedro Simões (FCT|FCCN), Marco Coelho (FCT|FCCN)

      Sessões Convidadas:

      Implementação da rede OpenRoaming no Instituto Politécnico de Viseu - O IPV irá partilhar nesta sessão a sua experiência na implementação da rede OpenRoaming no seu campus. Para além da vertente técnica, vão ser apresentados os desafios e as motivações para a escolha desta rede como reforço da oferta wireless nos espaços públicos do campus.
      Orador: Luís Almeida (ESTG|IPV)
      Público alvo: responsáveis técnicos que operam os hotspots da rede eduroam
      Esta sessão conta com a participação do patrocinador Extreme Networks

      Convener: Ana Pinto
    • 2:30 PM 4:00 PM
      NAU: Sempre a Aprender A2 ESTGV

      A2 ESTGV

      Esta sessão tem a participação do patrocinador Westcon, com apresentação de uma solução MITEL.
      Mitel, 14h30: "UCC, um pilar fundamental na Transformação Digital no Ensino"

      Convener: Pedro Cabral (fccn.pt)
    • 2:30 PM 4:00 PM
      Sistemas de Informação de Gestão de Ciência A1 ESTGV

      A1 ESTGV

      Moderador:
      Cátia Laranjeira
      Título
      Reunião de Trabalho PTCRIS
      Intervenção do Patrocinador ELSEVIER

      Duração: 90min + 90min

      Sumário
      A reunião de trabalho PTCRIS tem por objetivo apresentar o balanço das atividades realizadas até ao momento e dar a conhecer os últimos desenvolvimentos do programa. Será dado especial destaque ao sistema nacional de gestão curricular CIÊNCIAVITAE e a sua integração no ecossistema académico-científico, incluindo uma sessão para Community Showcase, na qual instituições que integram o CIÊNCIAVITAE partilharão a sua experiência, lições aprendidas e melhores práticas. Nesta reunião serão ainda apresentados o novo Serviço de Indicadores Institucionais e os trabalhos recentes para desenvolvimento de um sistema de indicadores do ecossistema de C&T.
      Público-alvo

      Dirigentes de IES ou UI com o pelouro da investigação
      Gestores de Ciência
      Investigadores/Docentes
      Diretores/Gestores/Técnicos de sistemas CRIS
      Esta sessão tem a participação do patrocinador Elsevier:
      - "Benefícios adicionais com a integração entre o Pure e o CIÊNCIAVITAE"
      Margarida Vaz de Brito, Software Solutions - Research Intelligence, Elsevier.

      Convener: Cátia Laranjeira
    • 4:00 PM 4:30 PM
      Coffee-Break 30m
    • 4:30 PM 6:00 PM
      Criptomoedas, Curadoria e Arquivo.pt A2 ESTGV

      A2 ESTGV

      O Arquivo.pt é um serviço de preservação da web disponível para a comunidade científica e para qualquer cidadão.
      O acervo de página web do passado espelha os acontecimentos e as tendências que marcaram Portugal e o mundo nos últimos 30 anos.
      "Criptomoedas: arquivar antes que vão à falência" é o tema de abertura desta sessão apresentada pela equipa do Arquivo.pt. Os websites sobre criptomoedas também foram arquivados e os casos que encontramos são surpreendentes.
      Segue-se o tema “Curadoria digital: formações e exposições” onde se mostra como a comunidade tem aprendido a cuidar dos contéudos web, incluindo os resultados de projectos científicos, para que não se percam.
      Termina focando os novos serviços que as pessoas e as organizações podem utilizar: a gravação de páginas na hora SavePageNow, o Arquivo404 e o Memorial do Arquivo.pt.
      Público alvo:
      Profissionais da informação, comunicação e imagem, webmasters, investigadores, gestores de ciência, comunidade em geral

      Convener: Daniel Gomes (FCCN-FCT)
    • 4:30 PM 6:00 PM
      O papel das TI na atividade das organizações. Compras Públicas e Metared Sala 2 Pavilhão Gimnodesportivo

      Sala 2 Pavilhão Gimnodesportivo

      Nesta sessão será apresentada uma visão geral das compras públicas pelas Compras da FCCN que se encontram integradas na Área de Controlo, Planeamento e Gestão da Unidade, focada nas compras associadas a tecnologias de informação, bem como plataformas de suporte ao processo aquisitivo. A apresentação irá também abordar algumas especificidades destas aquisições, numa perspetiva dinâmica, antecipando conjeturas futuras na área da contratação pública.
      Seguidamente será feita uma apresentação da Metared, a qual incidirá sobre as suas atividades mais recentes e as perspetivas para os próximos tempos. A Metared Portugal é uma associação de instituições de ensino superior públicas e privadas portuguesas, aberta igualmente a outras entidades da administração publica que desenvolvam atividade relevante no domínio das TIC e em particular na sua aplicação no âmbito do ensino superior.
      Público-alvo:
      Gestores de compras
      Gestores de tecnologias de informação
      Responsáveis pelas áreas TI das IES
      Membros de equipas de gestão com intervenção nas áreas TIC (Reitorias e Presidências)

      Esta sessão conta com a participação do patrocinador Logicalis
      Luis Lança, Sales Director - Logicalis

      Convener: Alexandra Adão
    • 4:30 PM 6:00 PM
      RCTSaai - Infraestrutura de Autenticação Federada Auditório ESTGV

      Auditório ESTGV

      A reunião de trabalho RCTSaai tem como objetivo realizar um ponto de situação da integração serviços. Será dado especial destaque à configuração e integração de novas editoras B-ON. No âmbito do acesso aos serviços Erasmus+ através do projecto MyAcademicID será apresentado a nova categoria para libertação de atributos “European Student Identifier, Entity Category” e realizado um ponto de situação da integração no eduGAIN e do Piloto “IdP as a Service. A atual política da Federação RCTSaai inclui atualmente Perfis de Confiabilidade que tem como objetivo definir o nível de confiança da informação enviada pelas entidades aos serviços. Nesta reunião será apresento os novos perfis de confiabilidade a integrar na política da Federação RCTSaai alinhados com a “REFEDS Assurance Framework”.

      Orador: Esmeralda Pires (FCT|FCCN) e Marco Coelho (FCT|FCCN) 

      CIÊNCIA ID

      O serviço CIÊNCIA ID (identificador digital único e permanente para os cidadãos que desenvolvem atividade científica no ecossistema científico e tecnológico nacional) continua a disponibilizar novas funcionalidades com o objetivo de simplificar o acesso aos serviços do ecossistema de ciência. Pretendemos nesta sessão realizar um ponto de situação da evolução do CIÊNCIA ID e apresentar as novas funcionalidades atualmente disponíveis ao utilizador, bem como o trabalho futuro programado para 2022.

      Orador: João Guerreiro (FCT|FCCN)

      Sessões Convidadas:

      a) Self Sovereign Identity
      Orador: Prof. Paulo Vieira (Inst. Politécnico da Guarda)

      b) EBSI (European Blockchain Services Infrastructure) e o caso de uso de diplomas: uma abordagem conceptual ao ecossistema de credenciais verificadas.
      Ao longo da sessão será feita uma introdução conceptual aos diferentes atores e suas dinâmicas no ecossistema da EBSI. Serão apresentados alguns casos de estudo em fase de implementação.
      Orador: Paulo Ferreira (Univ. Lusófona)

      Público alvo: responsáveis técnicos do serviço RCTSaai

      Esta sessão conta com a participação do patrocinador Crowdstrike

      "Amenazas contra la Identidad"
      Miguel Angel de Castro

      Convener: Ana Pinto
    • 4:30 PM 6:00 PM
      Sistemas de Informação de Gestão de Ciência A1 ESTGV

      A1 ESTGV

      Host
      Cátia Laranjeira
      Título
      Reunião de Trabalho PTCRIS

      Duração: 90min + 90min

      Data/Hora: 31 de maio

      Sumário
      A reunião de trabalho PTCRIS tem por objetivo apresentar o balanço das atividades realizadas até ao momento e dar a conhecer os últimos desenvolvimentos do programa. Será dado especial destaque ao sistema nacional de gestão curricular CIÊNCIAVITAE e a sua integração no ecossistema académico-científico, incluindo uma sessão para Community Showcase, na qual instituições que integram o CIÊNCIAVITAE partilharão a sua experiência, lições aprendidas e melhores práticas. Nesta reunião serão ainda apresentados o novo Serviço de Indicadores Institucionais e os trabalhos recentes para desenvolvimento de um sistema de indicadores do ecossistema de C&T.
      Público-alvo

      Dirigentes de IES ou UI com o pelouro da investigação
      Gestores de Ciência
      Investigadores/Docentes
      Diretores/Gestores/Técnicos de sistemas CRIS

      Convener: Cátia Laranjeira
    • 6:30 PM 7:45 PM
      Passeio 1 - Sentir Viseu (Saída do Parque Aquilino Ribeiro): Passeios por Viseu

      Neste breve itinerário os participantes são convidados a explorar a cidade de Viseu, através de uma experiência que envolve os 5 sentidos. O percurso passará por sítios emblemáticos na cidade, mas mais do que ver, os participantes vão poder ouvir, tocar, cheirar e provar. O participante ficará encantado com o que a cidade oferece.

    • 6:30 PM 7:45 PM
      Passeio 2 - Viseu com cor - Ponto de encontro em frente à Câmara Municipal de Viseu

      O itinerário leva o participante a lugares emblemáticos no centro histórico de Viseu, onde serão partilhadas informações, tendo como ponto de partida uma cor presente na paisagem observada. Esta será uma experiência que pretende divulgar e fomentar a prática do turismo inclusivo, dando especial atenção às pessoas que têm dificuldade em distinguir as cores (daltonismo). Ao longo do percurso será dado a conhecer o ColorADD - Alfabeto das cores.

    • 6:30 PM 7:45 PM
      Passeio 3 - Do Rossio à Mata do Fontelo: Conhecer a biodiversidade da cidade jardim da Beira

      O percurso que iremos realizar na cidade de Viseu, da praça do Município no Rossio ao Solar do Dão, terá como base uma biodiversidade arbórea, que se pode assemelhar ao padrão de nervuras de uma folha constituindo-se como linhas de vida, que nutrem formas, definem limites e por isso marcam sentimentos. Procuraremos interpretar o genius loci de cada artéria, avenida, jardim ou parque, estabelecendo uma relação “simbiótica” entre a morfologia e a estética paisagística associadas à cultura e história da cidade-jardim da Beira. A sensibilidade que procuraremos despertar, cultiva-se muito pelo olhar e admirar o belo e o pormenor mais do que simplesmente pelo ver e cada um terá a liberdade de fazer a sua interpretação.

    • 6:30 PM 7:45 PM
      Passeio 4 - "De Vissaium a Viseu: um percurso pela memória da cidade"

      Neste passeio procura-se dar a conhecer alguns locais e monumentos que marcam a paisagem desta urbe milenar. Partindo do Adro da Sé, verdadeira acrópole viseense, percorrer-se-ão algumas artérias do seu Centro Histórico monumental. Descida a tradicional Rua Direita e ultrapassado o Largo Mouzinho de Albuquerque, alcançaremos a Mata de Fontelo, lugar onde se encontra o Solar do Vinho do Dão, aquele que foi outrora o Paço Episcopal onde residiram muitos bispos da diocese, entre os quais se conta o notável D. Miguel da Silva, patrono de Grão Vasco.

    • 7:45 PM 8:45 PM
      Happy Hour - Gentilmente oferecida pela SpringerNature Solar do Vinho do Dão

      Solar do Vinho do Dão

      Solar do Vinho do Dão, Rua Dr. Aristides Sousa Mendes Apartado 10, 3501-908 Viseu

      Momento de convívio no Solar do Vinho do Dão
      Atuação do Grupo Etnográfico da Várzea de Calde
      Solar do Vinho do Dão, Rua Dr. Aristides Sousa Mendes Apartado 10, 3501-908 Viseu

    • 9:00 AM 9:30 AM
      Sessão de Abertura Aula Magna

      Aula Magna

    • 9:30 AM 10:00 AM
      Viseu Património em Três Eixos: Investigação, Gestão e Divulgação - Profª Catarina Tente, Universidade Nova de Lisboa Aula Magna

      Aula Magna

    • 10:00 AM 10:10 AM
      Momento Musical: Silvia Mitev Aula Magna

      Aula Magna

    • 10:10 AM 10:45 AM
      Estado atual e tendências da cibersegurança - Engº Lino Santos, Centro Nacional de Cibersegurança Aula Magna

      Aula Magna

    • 10:45 AM 11:15 AM
      Coffee-Break 30m Pavilhão Gimnodesportivo

      Pavilhão Gimnodesportivo

    • 11:15 AM 11:45 AM
      Apresentações Instituto Politécnico de Viseu Aula Magna

      Aula Magna

      Sessão dedicada à apresentação de alguns projetos do Instituto Politécnico de Viseu:
      a) EasyAsk: uma Plataforma Web de Apoio aos Alunos,Damiana Guedes e Pedro Lopes (ESTGL)
      b) Exploração de Metodologias Online no Desenvolvimento de Competências
      Teresa Gouveia (ESEV)
      c) Personalização na Nutrição 4.0
      Carlos Cunha (ESTGV)
      d) Tecnologias IoT na Produção Animal
      António Monteiro (ESAV)

    • 11:45 AM 12:55 PM
      Zapping de Serviços FCCN Aula Magna

      Aula Magna

      Nesta sessão será feita uma apresentação de 4m sobre cada um dos seguintes projetos/serviços da FCCN:
      Update RCTS100
      Computação Avançada
      OCRE
      RCTS Housing
      Serviços de Segurança
      Federação RCTSaai
      RCTS Certificados
      Estúdio
      Nau -Sempre a Aprender
      Publicações científicas (b-on)
      Acesso Aberto (RCAAP)
      Novidades Educast
      Sistemas de Informação de Gestão de Ciência (PT CRIS)
      Ciencia ID
      Dados de investigação (Polen)
      EOSC
      Catálogo de serviços Arquivo .PT

    • 1:00 PM 2:30 PM
      Almoço 1h 30m Pavilhão Gimnodesportivo

      Pavilhão Gimnodesportivo

    • 2:30 PM 4:00 PM
      Armazenar, Preservar e Promover o acesso ao conhecimento aberto em Portugal (RCAAP) I A1 ESTGV

      A1 ESTGV

      Os serviços de Acesso Aberto têm como missão a promoção da Ciência Aberta, nas vertentes dos repositórios científicos e revistas científicas, em acesso aberto. Esta reunião de trabalho tem por objetivo fazer o balanço das atividades no ano de 2021 bem como apresentar o plano de atividades para 2022. Conforme é habitual a reunião servirá para dar conta de aspetos operacionais bem como auscultar a comunidade. Será dada especial atenção aos serviços eletrónicos, mais concretamente ao portal RCAAP, aos processos de integração com o PTCRIS, à nova versão do software para repositórios (DSpace7) e ao Indexar, um serviço de diretório para repositórios e revistas científicas que será disponibilizado à comunidade no próximo mês de julho.
      Público alvo:
      Dirigentes com o pelouro do RCAAP nas Instituições Membro
      Gestores de Repositórios Institucionais
      Gestores de Revistas Científicas
      Esta sessão tem a participação do patrocinador Clarivate:
      "How InCites can help you monitor your Open Access, Plan S and transformative agreement strategy"
      Speaker: Anne Delgado

      Convener: Paulo Lopes
    • 2:30 PM 4:00 PM
      OCRE Cloud Auditório ESTGV

      Auditório ESTGV

      Informação geral e background sobre o Acordo Quadro OCRE e o lote português.
      Novas informações sobre o financiamento CE à adoção de Cloud.
      Casos de uso nas instituições: procedimento de minicompetição (Universidade Lusófona) e resultados de implementação (P.Porto).
      Esta sessão conta com a participação dos patrocinadores Microsoft e Amazon

      Convener: Jose Franco (fccn.pt)
    • 2:30 PM 4:00 PM
      RCTS VoIP A2 ESTGV

      A2 ESTGV

      Título
      Reunião de trabalho RCTS VoIP
      Duração: 90 minutos
      Local: (IP Viseu)
      Data/Hora: 1 de Junho / 14h00

      Moderador
      Nuno Gonçalves

      Detalhe da Sessão:
      O serviço RCTS VoIP tem como objetivo a convergência das comunicações de voz e dados dentro das instituições de ensino superior públicas e da comunidade de investigação, massificando o uso da tecnologia VoIP nas mesmas, visando o aumento de serviços e a redução de custos associados às comunicações de voz.
      No âmbito deste serviço, a reunião de trabalho surge como uma oportunidade de apresentar e discutir temas relevantes para as entidades interessadas no serviço RCTS VoIP, nomeadamente o atual serviço de SIP Trunks sobre a RCTS, projetos e certificação de soluções para integração de MS Teams com a rede de Voz por SIP Trunk, bem como outros assuntos de interesse para as instituições beneficiárias.
      Público-alvo
      Sponsors e técnicos das instituições de ensino superior e de investigação pertencentes à rede privativa de voz da RCTS VoIP.
      Esta sessão tem a participação do patrocinador Palo Alto

      Convener: Nuno Gonçalves
    • 2:30 PM 4:00 PM
      RGPD I Aula Magna

      Aula Magna

      O Regime de Atividades de Tratamento nas Entidades Públicas – Principais Desafios
      As entidades públicas, quer na qualidade de Responsáveis pelo Tratamento, quer na qualidade de Subcontratantes, encontram-se obrigatoriamente sujeitas à implementação e manutenção em vigor de um registo de atividades de tratamento tal como é imposto pelo artigo 30º do Regulamento Geral de Proteção de Dados ( RGPD).
      O preenchimento de cada um dos requisitos deste Registo de Atividades acarreta desafios para os quais não existe uma resposta automática e/ou imediata.
      Neste contexto, partilhando a nossa experiência, propomo-nos apresentar e colocar à discussão os principais desafios e a forma como se encontraram respostas, nomeadamente quanto à justificação jurídica das finalidades de tratamento, exercício dos direitos dos titulares e prazos de conservação.
      Margarida Vaz/ Petra Fernandes (DPO FCT)

      Convener: Artur Gaspar (fccn.pt)
    • 4:00 PM 4:30 PM
      Coffee-Break 30m
    • 4:30 PM 6:00 PM
      Armazenar, Preservar e Promover o acesso ao conhecimento aberto em Portugal (RCAAP) II A1 ESTGV

      A1 ESTGV

      Os serviços de Acesso Aberto têm como missão a promoção da Ciência Aberta, nas vertentes dos repositórios científicos e revistas científicas, em acesso aberto. Esta reunião de trabalho tem por objetivo fazer o balanço das atividades no ano de 2021 bem como apresentar o plano de atividades para 2022. Conforme é habitual a reunião servirá para dar conta de aspetos operacionais bem como auscultar a comunidade. Será dada especial atenção aos serviços eletrónicos, mais concretamente ao portal RCAAP, aos processos de integração com o PTCRIS, à nova versão do software para repositórios (DSpace7) e ao Indexar, um serviço de diretório para repositórios e revistas científicas que será disponibilizado à comunidade no próximo mês de julho.
      Público alvo:
      Dirigentes com o pelouro do RCAAP nas Instituições Membro
      Gestores de Repositórios Institucionais
      Gestores de Revistas Científicas

      Convener: Paulo Lopes
    • 4:30 PM 6:00 PM
      Multimédia A2 ESTGV

      A2 ESTGV

      A utilização do vídeo como ferramenta de excelência na transmissão de conhecimento, tem vindo a crescer de forma exponencial ao longo dos últimos anos como suporte à realização de aulas, reuniões de trabalho, webinars e produção e disponibilização de conteúdos audiovisuais e multimédia.
      Nesta sessão, serão dadas a conhecer as últimas novidades lançadas nos serviços de Multimédia, nomeadamente no Banco de Vídeo, Colibri, Educast e Estúdio de Vídeo. Ao assistir a esta sessão os participantes ficarão a saber as novidades mais recentes lançadas durante o último ano e quais os planos futuros para cada um dos serviços apresentados.

      Agenda da sessão:
      Apresentação serviços Multimédia – Nelson Dias
      Educast – Grave as suas aulas com o novo Recorder Educast - Caio Nakai (15 min)
      Estúdio de Vídeo – Novidades Estúdio, vídeo sobre IP e novas formas de produção – João Santos (15 min)
      Patrocinador Jornadas (15 min) - Patricio Cachaço, Cisco
      Colibri – Webinar - Zero to Hero - Valter Gouveia (15 min)
      A importância da multimédia em cursos online no Ensino Superior - Nuno Ricardo Oliveira, ISEC Lisboa (15min)
      P&R (10 min)

      Público alvo:
      Os serviços são dirigidos para toda a comunidade académica e científica nacional.

      Gabinetes de Comunicação
      Equipas de Informática
      Equipas de Audiovisuais e Multimédia
      Equipas de e-Learning
      Professores
      Alunos
      Investigadores

      Gabinetes de Comunicação
      Equipas de Informática
      Equipas de Audiovisuais e Multimédia
      Equipas de e-Learning
      Professores
      Alunos
      Investigadores

      Esta sessão conta com a participação do patrocinador Warpcom Cisco

      Convener: Nelson Dias
    • 4:30 PM 6:00 PM
      RGPD II Aula Magna

      Aula Magna

      Nesta sessão serão abordados os seguintes temas:
      a) MetaRed – Cibersegurança e Proteção de Dados
      A rede colaborativa MetaRed Portugal e as atividades do Grupo de Trabalho de Cibersegurança e Proteção de Dados”

      b) RGPD e o Novo (proposta) Regulamento Inteligência Artificial
      Como pode a IA afetar os direitos fundamentais dos indivíduos, e como podem esses direitos ser protegidos no contexto do novo regulamento e de outras políticas Europeias, em particular o RGPD.

      Convener: Artur Gaspar (fccn.pt)
    • 4:30 PM 6:00 PM
      Resellers OCRE Auditório ESTGV

      Auditório ESTGV

      Convener: Jose Franco (fccn.pt)
    • 8:00 PM 10:00 PM
      Jantar Jornadas: Jantar Jornadas - Hotel Príncipe Perfeito

      Jantar oferecido para convívio, no Hotel Montebelo Príncipe Perfeito.

    • 9:30 AM 11:00 AM
      Computação Avançada Auditório ESTGV

      Auditório ESTGV

      Esta sessão apresentará os serviços de computação avançada e a rede nacional de computação avançada (RNCA), nomeadamente, os concursos já realizados e a realizar no futuro que dão acesso aos supercomputadores integrados na rede. Contará com a participação dos centros operacionais e dos centros de visualização da RNCA para apresentação dos serviços disponíveis e, no final, com a presença do patrocinador Real Life/Google.
      Público alvo:
      Comunidade científica e indústria
      Centros de informática

      Convener: João Pagaime
    • 9:30 AM 11:00 AM
      Dados de Investigação A1 ESTGV

      A1 ESTGV

      A reunião de trabalho da área de Dados de Investigação tem por objetivo apresentar o balanço das atividades realizadas até ao momento, bem como dar a conhecer os últimos desenvolvimentos do projeto.
      No decorrer da sessão será dado destaque aos serviços de dados que serão disponibilizados à comunidade, onde se incluem o sistema de planos de gestão de dados e o serviço de repositório de dados de investigação.
      Será ainda partilhada informação sobre os grupos de trabalho ativos do Fórum GDI, e efetuada uma atualização da iniciativa digital European Open Science Cloud e respetiva proposta de adoção nacional.
      Público alvo:
      • Investigadores/Docentes
      • Gestores de Dados de Investigação
      • Gestores de Ciência
      • Dirigentes de IES ou UI com pelouro da Investigação
      • Gestores de Tecnologias de Informação

      Convener: Filipa Pereira
    • 9:30 AM 11:00 AM
      RCTS: Novidades Tecnológicas da Rede Académica Portuguesa A2 ESTGV

      A2 ESTGV

      Apresentação dos principais desenvolvimentos na Rede Académica Nacional, RCTS, com ênfase nos trabalhos conduzidos no âmbito do Projeto RCTS100.
      O Projeto RCTS100 é um projeto estruturante de larga dimensão que, para além de garantir a expansão da infraestrutura de Fibra ótica da RCTS, vai trazer mais capacidade e elevar o patamar tecnológico para o que de mais inovador existe atualmente.
      Esta apresentação percorrerá as várias alterações já concretizadas ou planeadas quer ao nível da topologia de fibra, do equipamento de transmissão ótica, do equipamento IP e das tecnologias de rede.
      A integração de todos os componentes está a ser um desafio tanto tecnológico como de provisionamento e logística, em que várias equipas interdisciplinares trabalham para garantir que o resultado final é o esperado. Partilharemos desafios, vitórias, mas também as dores de crescimento que temos sentido.
      Público alvo: Contactos técnicos e administrativos dos Serviços RCTS
      Esta sessão terá a participação do patrocinador Yelco

      Convener: Emanuel Massano
    • 11:00 AM 11:30 AM
      Coffee-Break 30m Pavilhão Gimnodesportivo

      Pavilhão Gimnodesportivo

    • 11:30 AM 1:00 PM
      Publicações Científicas (b-on) A1 ESTGV

      A1 ESTGV

      A reunião de trabalho da b-on começará por fazer um balanço do ano de 2021, focando-se em seguida na apresentação de diversas novidades para 2022. Serão apresentados detalhes de novas ferramentas de trabalho e as novas condições de acesso aberto viabilizadas pelos acordos transformativos b-on 2022-2024.
      Público alvo:
      Dirigentes de IES ou UI com interesse na área do acesso aberto
      Bibliotecários e pontos de contacto da b-on nas Instituições Membro
      Investigadores/Docentes
      Esta sessão terá a participação do Patrocinador EBSCO
      “Evolução na analítica de dados das bibliotecas para o sucesso dos estudantes e produtividade dos professores com o PANORAMATM da EBSCO”

      ORADOR: Arturo Rodrigues Regional Sales Manager Portugal & Western Spain

      Convener: Joana Novais
    • 11:30 AM 1:00 PM
      RCTS Housing A2 ESTGV

      A2 ESTGV

      Sessão dedicada à infra-estrutura dos centros de dados, UPS, refrigeração, cablagens, etc. Excluem-se temas relacionados com gestão dos equipamentos informáticos, não relacionados com a gestão de calor e/ou energia
      O RCTS Housing possibilita o alojamento informático em Datacenter gerido pela FCCN ou em datacenters geridos por parceiros da FCCN
      O inventário de espaços no RCTS Housing pode ser encontrado em: https://confluence.fccn.pt/display/RCTSHousing
      Os centros de dados são espaços físicos especialmente condicionados para alojar equipamentos informáticos, num regime de funcionamento de longa duração, com alta disponibilidade e performance.
      Público alvo principal: centros de informática
      Esta sessão terá a participação do patrocinador Syscrum / Paessler

      Convener: João Pagaime
    • 11:30 AM 1:00 PM
      Segurança Auditório ESTGV

      Auditório ESTGV

      Sessão: Segurança
      2 Jun 2022, 11:30-13:00


      [7ª Reunião da Rede Académica CSIRT]
      [https://cert.rcts.pt/pt/rede-academica-de-csirts]

      11:30 «Fomos atacados. E agora?» - Prof. Dulce Domingos, Vice-Reitora da Universidade de Lisboa
      11:50 «IOCsniffer» - Pedro Silva, RCTS CERT
      12:10 «CSIRT 101» - Carlos Friaças, RCTS CERT

      12:30 Apresentação do patrocinador Fortinet
      12:45 Apresentação do patrocinador Securnet

      Convener: Carlos Friaças
    • 1:00 PM 2:00 PM
      Encerramento Aula Magna

      Aula Magna

    • 2:00 PM 3:00 PM
      Lunch Box 1h

      Leve o seu almoço