- Indico style
- Indico style - inline minutes
- Indico style - numbered
- Indico style - numbered + minutes
- Indico Weeks View
As Jornadas FCCN são o ponto de encontro anual das diversas comunidades de gestores e de utilizadores das plataformas avançadas de computação, de comunicação e de outros serviços digitais disponibilizados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua unidade de serviços digitais FCCN.
O evento destina-se aos responsáveis pelos serviços de informática, biblioteca, documentação e/ou arquivo das Instituições de Ensino Superior, a decisores e dirigentes institucionais com estes pelouros e a responsáveis pela execução de ciência e por unidades de investigação.
Ao longo de três dias, apresentamos e promovemos o diálogo sobre temáticas relacionadas com as áreas de atuação da FCCN: Conectividade, Computação, Colaboração, Conhecimento e Segurança.
Se faz parte da rede RCTS ou tem interesse sobre estas áreas, este é o ponto de encontro de especialistas, um lugar para discutir as matérias e ficar a par das inovações tecnológicas.
A edição de 2025 decorre no Convento de São Francisco, em Coimbra, de 6 a 8 de maio de 2025. Este ano, a FCCN, serviços digitais da FCT, conta com o estreito apoio da Universidade de Coimbra(UC) – a primeira Universidade em Portugal e uma das mais antigas do mundo. A UC integra na sua estrutura onze unidades orgânicas de ensino e investigação: oito Faculdades (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e de Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física); o Instituto de Investigação Interdisciplinar; o Colégio das Artes e o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde. Nomeada Património da Humanidade pela UNESCO em 2013, a UC é hoje um elemento vivo virado para a construção do Futuro.
Esta edição conta também com o apoio na organização da Câmara Municipal de Coimbra.
Workshop sobre a gestão de certificados SSL de servidor e pessoais no contexto da evolução do serviço RCTS Certificados com a nova entidade certificadora HARICA. Serão demonstradas as melhores práticas, com foco nas recentes alterações ao serviço e nas configurações disponíveis. Apresentaremos também uma breve perspetiva sobre o protocolo ACME e seus benefícios futuros para automação da gestão de certificados.
No seguimento da entrada em vigor da nova Política de Acesso Aberto da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a 7 de fevereiro de 2025, pretende-se com este workshop partilhar com a comunidade os seus traços principais, a importância e o impacto da aplicação desta política assim como os materiais de apoio disponibilizados e futuros serviços digitais para monitorização e acompanhamento da mesma.
Embora possa ser do interesse de toda a comunidade, este workshop é preferencialmente dirigido aos pontos de contacto institucionais que apoiam a comunidade na conformidade com esta política e aos autores de produções científicas no âmbito de financiamentos FCT.
Neste workshop, destinado essencialmente a gestores de repositórios, serão abordados aspetos relacionados com a adoção e utilização do DSpace 7 em Repositórios Institucionais.
Serão abordadas as principais alterações e novas funcionalidades tendo por base casos de uso partilhados pela comunidade. Estes casos de uso incluem aspetos relacionados com a observância de novas formas de lidar com processos de gestão dos fluxos da informação.
A sessão da b-on irá focar-se nos resultados das negociações para o novo ciclo 2025-27, sem deixar de se debruçar sobre o ciclo que findou, e em particular um balanço do ano de 2024. Serão ainda partilhados diversos olhares sobre o futuro, nomeadamente o recurso a novas ferramentas e a novas abordagens no domínio do acesso aberto.
Público alvo:
Dirigentes de IES ou UI com interesse na área do acesso aberto
Bibliotecários e pontos de contacto da b-on nas Instituições Membro
Investigadores/Docentes
A computação avançada é uma infraestrutura essencial para o desenvolvimento da Inteligência Artificial, especialmente na era dos grandes modelos e aplicações exigentes em dados e capacidade de processamento. As AI Factories, lançadas no âmbito da estratégia europeia, têm como missão acelerar a adopção de IA em sectores estratégicos, através do acesso a recursos computacionais, dados de qualidade e suporte técnico especializado.
Nesta sessão, vamos explorar de que forma Portugal se pode integrar activamente neste novo ecossistema europeu, tirando partido da sua infraestrutura de computação avançada, das suas competências científicas e do crescente dinamismo empresarial no campo da IA.
A sessão começa com a apresentação dos Serviços de Computação Avançada e do papel que já desempenham no apoio à investigação e inovação. Segue-se a apresentação da visão do Centro Nacional de Computação Avançada, enquanto elo central na articulação entre os recursos tecnológicos e as necessidades da comunidade científica e empresarial.
O momento central da sessão será dedicado à apresentação das AI Factories europeias, dando a conhecer esta iniciativa, os seus objectivos, estrutura e o envolvimento futuro por parte de entidades portuguesas.
Oradores convidados:
Jordi Planas (Barcelona Supercomputing Center – BSC)
João Nuno Ferreira (FCT – FCCN / CNCA)
Nicia Ferreira (PURR.AI)
Público-alvo: Investigadores, decisores institucionais, startups tecnológicas, gestores de infraestruturas digitais e profissionais com interesse em Inteligência Artificial e Computação Avançada.
Patrocínio: Hewlett Packard Enterprise - Luís Rilhó
Nesta sessão introdutória, vamos explorar o mundo da Inteligência Artificial de forma clara e prática. Começamos por entender os conceitos fundamentais e o impacto da IA no nosso dia a dia, mesmo para quem nunca teve contacto com esta tecnologia. A seguir, partimos para uma demonstração prática (hands-on), onde verá como a IA pode ser aplicada em situações reais. Se quer perceber o que está por trás da IA e como começar a usá-la, esta sessão é para si!
Nesta sessão introdutória, vamos explorar o mundo da Inteligência Artificial de forma clara e prática. Começamos por entender os conceitos fundamentais e o impacto da IA no nosso dia a dia, mesmo para quem nunca teve contacto com esta tecnologia. A seguir, partimos para uma demonstração prática (hands-on), onde verá como a IA pode ser aplicada em situações reais. Se quer perceber o que está por trás da IA e como começar a usá-la, esta sessão é para si!
Serviços Geridos: Uma visão integrada e com recurso a AI
Sessão dedicada à Cibersegurança e à divulgação do Centro Nacional de Coordenação
(NCC-PT, www.cncs.gov.pt/pt/ncc-pt)
A sessão é aberta a qualquer participante nas Jornadas FCCN
Patrocinador Platina: NetApp
Apresentações:
1) «Ciber Resiliência - O armazenamento como primeira linha de defesa», Henrique Silva [NetApp] (15m)
2) «NCC-PT», António Rio Costa [CNCS] (25m)
3) «Oportunidades de financiamento em Cibersegurança», Sara Félix [CNCS] (25m)
4) «Boas Práticas de Segurança», Carlos Friaças [CSIRT FCT] (15m)
Capacidades, desenvolvimentos recentes e tendências futuras da infraestrutura RCTSaai.
Começando com uma contextualização do serviço, a sessão incluirá as tecnologias Open Conext, Open ID e Dashboard, seguindo-se a apresentação da solução Invite para gestão de acessos temporários.
Apresentação convidada:
IdP - desafios de confiabilidade e novos requisitos de cibersegurança.
Vasco Mendonça, Especialista de Sistemas e Tecnologias de Informação - Departamento de Sistemas de Informação e Comunicações, IPLNet - Instituto Politécnico de Lisboa.
A forma como os sistemas de Identity Provider estão a evoluir para além da validação de credenciais, de modo a cumprir os requisitos de cibersegurança. Serão apresentadas soluções desenvolvidas pelo IPL para o SimpleSAMLphp, incluindo autenticação multifactor, técnicas de autenticação contínua e integração CC/CMD, demonstrando abordagens práticas para reforçar a segurança das autenticações federadas em ambiente académico.
A sessão também abordará as novidades da versão 5 do Shibboleth, explorando novas configurações, perfis de confiabilidade e abordagens para gestão de identificadores.
Para promover a participação ativa da comunidade, será realizada uma sondagem interativa sobre preferências tecnológicas, necessidades de formação e perspetivas sobre a evolução da identidade digital no contexto académico.
Nesta sessão mostramos como gravar páginas web em formato normalizado utilizando o seu próprio computador. Para quem precisa de guardar cópias de alta qualidade de websites esta sessão é um grande passo. Os participantes serão desafiados a gravar páginas estáticas e outras com conteúdos interativos, vídeos e redes sociais. A partir das questões que surgirem durante os exercícios práticos, esclarecemos dúvidas e mostraremos que arquivar conteúdos Web é muito fácil.
REQUISITOS:
Levar para a sessão um computador portátil com possibilidade de instalar aplicações, que tenha navegador Chrome instalado ou outro semelhante (Edge, Brave; quem usa iOS terá de instalar provisioriamente um destes mencionados).
ANTES DA SESSÃO:
Recomenda-se que os participantes instalem, previamente, a extensão ArchiveWeb.page, ferramenta do Webercorder.net, que podem obter gratuitamente em https://archiveweb.page
No caso de alguém não ter instalado a extensão ArchiveWeb.page, a equipa do Arquivo.pt ajudará nessa tarefa no princípio da sessão.
SE É INFORMÁTICO OU UTILIZADOR AVANÇADO DE IT
Para quem tem a expectativa e a necessidade de gravar sites inteiros automaticamente, faremos uma breve referência ao Browsertrix-crawler (https://github.com/webrecorder/browsertrix-crawler), uma ferramenta avançada que corre num Docker, em Linux. Por isso, informáticos e utilizadores avançados de IT, todos são bem-vindos a esta sessão.
As demonstrações e exercícios que propomos usando o ArchiveWeb.page aplicam-se também a casos de uso avançado e respondem a necessidades de arquivo da Web no dia-a-dia das organizações.
FORMADORES
A equipa do Arquivo.pt:
- Daniel Gomes
- Pedro Gomes
- Ricardo Basílio
- Vasco Rato
11ª Reunião anual das equipas de resposta a incidentes que integram a RCTS
(https://cert.rcts.pt/pt/rede-academica-de-csirts/)
A sessão é aberta a qualquer participante nas Jornadas FCCN
Patrocinador Platina: AVIT
Apresentações:
1) «Future-proof your business with managed security services», Ricardo Gravito [AVIT] (15m)
2) «Wireguard com MFA utilizando DefGuard», Eduardo Costa [CSIRT@IPB] (20m)
3) «NIS 2 - O impacto no Ensino Superior», Nuno Pires [IPLISBOA] (20m)
4) «DFIR-IRIS», Jorge Loureiro [CSIRT@IPB] (20m)
5) «Blue Pill, Red Pill», João Machado e Pedro Silva [CSIRT FCT] (15m)
A reunião de trabalho da área de Dados de Investigação (POLEN) tem por objetivo apresentar o balanço das atividades realizadas até ao momento pelo serviço e dar a conhecer os últimos desenvolvimentos no âmbito da implementação do Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação (PNCADAI).
Público alvo:
• Investigadores/Docentes
• Gestores de Dados de Investigação
• Gestores de Ciência
• Dirigentes de IES ou UI com pelouro da Investigação
• Gestores de Tecnologias de Informação
Breve contexto sobre o serviço de apoio à gestão de dados de investigação da FCT POLEN.
Informação sobre os objetivos, as metas e milestones do Programa Nacional de Ciência e Dados Abertos de Investigação.
Relatório de atividades sobre o Sistema de Planos de Gestão de Dados de Investigação.
Relatório de atividades sobre o serviço de apoio à gestão de dados ativos, que será baseado na plataforma Nextcloud.
Relatório de atividades sobre a implementação do serviço de coleções institucionais de dados, assente no Repositório Polen.
Informação sobre a arquitetura da infraestrutura de armazenamento e backup a implementar no âmbito do Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação.
Breve descrição sobre os serviços de gestão de dados que vão assentar sobre a infraestrutura.
Contributo e alinhamento com o Centro Nacional de Computação Avançada (CNCA).
Descrição de três importantes atividades de disseminação e alinhamento das boas práticas de gestão de dados de investigação:
- Novo website institucional POLEN;
- Participação no Projeto Europeu OSTrails;
- 12º Fórum de Gestão de Dados de Investigação.
Breve apresentação do Consórcio Nacional Re.Data, que integra a Rede Nacional para o suporte à gestão de Dados FAIR.
Serão apresentadas atividades relacionadas com o eixo da formação e da capacitação da comunidade científica e técnica, nas boas práticas de gestão de dados de investigação.
Resumo da apresentação:
O projeto FAIRway promove a adoção de práticas de Gestão de Dados de Investigação (GDI) e o fortalecimento da cultura de Ciência Aberta, com especial atenção à formação de investigadores e profissionais de apoio. A iniciativa aposta no desenvolvimento de cursos GDI dirigidos a investigadores em diferentes fases da carreira. Complementarmente, o projeto contempla ações de capacitação específicas para fortalecer as competências institucionais em gestão de dados, assegurando a adoção de boas práticas em todas as fases do ciclo de vida dos dados de investigação. Através de uma abordagem de aprendizagem prática, baseada em casos de estudo reais, o FAIRway visa consolidar conhecimentos aplicados e promover a utilização de ferramentas adequadas. Esta comunicação tem como objetivo apresentar as diversas atividades de formação previstas no âmbito do projeto FAIRway.
Resumo da apresentação:
O DMPortal é o repositório nacional de dados abertos para as Ciências da Vida e da Saúde, gerido pelo BioData.pt. O seu principal objetivo é possibilitar aos investigadores destas áreas a FAIRificação dos seus dados. Originalmente focado na biologia vegetal, atualmente tem uma grande abrangência de domínios, desde a Biologia Marinha até à Bioquímica. Uma das principais características é o suporte ao vocabulário MIAPPE, muito usado em Biologia Vegetal, mas possui muitas funcionalidades de suporte à adoção de práticas FAIR, nomeadamente a atribuição de um DOI aos conjuntos de dados e a disponibilização de uma API robusta.
Resumo da apresentação:
As atividades previstas para a constituição e operacionalização do Centro iRe:Search da Universidade de Lisboa, no âmbito do Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação (PNCADAI), inserido no PRR, incluem dois eixos complementares de ação essenciais para o desenvolvimento de uma infraestrutura eficaz e sustentável de gestão de dados científicos.
Momento de boas-vindas aos participantes, com palavras de abertura por parte da organização das Jornadas FCCN.
A sessão “Comunicar Ciência: Da Cultura ao Impacto” tem como objetivo mostrar formas inovadoras de comunicar ciência de modo próximo e envolvente, usando storytelling estruturado (início–meio–fim) e um tom informal e descontraído.
Pretende-se evidenciar como uma comunicação de ciência pode aproximá-la das pessoas, tanto o público externo quanto os colaboradores da própria instituição, fortalecendo a cultura da organização e demarcá-la como boa empregadora (employer branding). Em última análise, comunicar ciência de forma acessível gera um posicionamento mais próximo da sociedade civil e reforça a sua responsabilidade social e utilidade pública.
A reputação de uma marca enquanto local de trabalho, depende também da história que ela conta sobre si mesma. Integrar storytelling na estratégia de comunicação interna e externa ajuda a marcar o tom e a imagem de forma positiva, criando uma conexão com colaboradores e público no geral, e assim atraindo novos talentos.
Oradores:
- Ivone Fachada, Direção Centro Ciência Viva
- Ana Carvalho, Presidente SciComPt
- Filipa Borges, Cartas na Mesa
- Bárbara Rodrigues, Diretora de Comunicação ARDITI
Apresentação dos principais desenvolvimentos na Rede Académica Nacional desde a realização das últimas jornadas e planos futuros.
Como uma rede nunca para e está em constante evolução, é necessário continuar a dar resposta aos requisitos, cada vez mais exigentes, dos utilizadores, permitindo que estes possam ter acesso aos serviços mais avançados disponibilizados pela FCCN e pelo Géant.
Neste espaço teremos duas apresentações especiais, uma por parte do Prof. Pedro Ribeiro sobre o fim da informática "de quem sabe", e outra pelo Eng. Pedro Sabino sobre o projeto PTQCI - Comunicações Quânticas.
Da FCCN serão apresentadas as alterações realizadas, tais como upgrades realizados na rede, alteração do encaminhamento e outros desafios que estão na calha que irão beneficiar as Entidades Utilizadoras.
Público-alvo: Contactos técnicos e administrativos dos Serviços de rede RCTS
Esta sessão terá a participação dos patrocinadores Nokia / Axians com uma apresentação sobre Aprender Datacenters modernos com FOSS e SR Linux
A gestão eficiente da ciência exige informação integrada, acessível e confiável. O PTCRIS impulsiona a interoperabilidade entre sistemas, reduzindo a carga administrativa e facilitando o acesso a dados essenciais para investigadores e instituições.
A Reunião de Trabalho PTCRIS 2025 dará a conhecer os mais recentes desenvolvimentos no ecossistema de gestão de ciência. Em destaque estarão as novas funcionalidades do CIÊNCIAVITAE, incluindo o CV narrativo, o novo portal para pesquisa de financiamentos de C&T e o "Ciência em Números", um serviço inovador de indicadores de ciência e tecnologia.
Público-alvo:
Dirigentes de IES ou UI com o pelouro da investigação
Gestores de Ciência
Investigadores/Docentes
Diretores/Gestores/Técnicos de sistemas CRIS
A NAU é um serviço digital da FCT, desenvolvido pela FCCN, e atualmente cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Fundado em 2019, é um projeto pioneiro em Portugal de MOOCs (Massive Open Online Courses – Cursos Abertos e Massivos Online). Conta com mais de 200 cursos em diversas áreas do conhecimento, desenvolvidos em parceria com cerca de 70 entidades públicas e privadas, ultrapassando os 350 mil utilizadores e 1 milhão de inscrições. A NAU promove uma cultura de conhecimento e aprendizagem contínua, assim como potencia a literacia digital. Desde o início de 2024, a NAU está presente na edX.org, a segunda maior plataforma de MOOCs do mundo, enquanto PortugalX.
A sessão terá a seguinte estrutura:
- Apresentação NAU
- Serviços NAU
- Novos desenvolvimentos
- Como ser parceiro
Apresentação IAedu - Um ponto de acesso central para múltiplas inteligências
A Inteligência Artificial Generativa marca o início de uma nova era em que a criatividade humana é amplificada por modelos cada vez mais inteligentes, capazes de entender, criar e colaborar como nunca antes. Nesta sessão imersiva, vamos explorar os LLMs mais avançados, com capacidades multimodais e de raciocínio avançado, ao nível humano, e ver o que a área emergente de Agentic AI nos reserva. Através de demonstrações ao vivo e exemplos práticos, vamos descobrir como estas tecnologias estão a transformar a forma como imaginamos, inovamos e damos vida a ideias.
AMÁLIA: Assistente Multimodal automático de Linguagem com IA
In this session from HPE and AMD we will showcase the latest joint developments for Artificial Intelligence, from edge-glued Inference environments: where the data is produced, to the largest AI systems in the world and in Europe: El Capitan, Frontier, LUMI and ENI (Europe's largest supercomputer)
We will show how the hardware and software innovation of HPE and AMD with technologies such as AMD EPYC, AMD Instinct, HPE Slingshot, 100% fanless liquid cooling systems and modular data centers for AI: HPE AI ModPod can serve as a basis for the Portuguese scientific and technological ecosystem to lead the new era of AI Factories.
Retrospetiva e projeção sobre o serviço Eduroam, traçando a sua evolução desde o lançamento até às iniciativas mais recentes, como o geteduroam. Serão apresentados casos de sucesso, métricas e projetos que têm moldado este serviço essencial para a comunidade académica.
A sessão inclui uma componente interativa para auscultar as necessidades e interesses da comunidade em novas práticas e modelos, com o objetivo de alinhar o desenvolvimento futuro com as expectativas dos utilizadores.
Apresentações convidadas:
Implementação de Infraestrutura de RADIUS em Disaster Recovery
Carlos Couceiro, Especialista de Sistemas e Tecnologias de Informação - SGSIIC, Universidade de Coimbra
A implementação de serviços em Disaster Recovery (DR) tem sido sempre uma preocupação para a Universidade de Coimbra (UC). Contudo, devido a um incidente no Datacenter principal, tornou-se imperativo a criação de uma solução de RADIUS em ambiente de DR que permitisse o acesso ao eduroam em caso de interrupção dos serviços na UC. Esta apresentação pretende partilhar os desafios, as preocupações e as soluções técnicas identificadas, de forma que outras IES possam evitar as mesmas dificuldades enfrentadas pela UC.
A "eduroam" nos 6GHz
Jorge Matias, Diretor - Direção de Infraestruturas Computacionais, Instituto Superior Técnico (ULisboa)
Esta apresentação explorará as oportunidades e desafios da implementação do eduroam na nova banda de frequências de 6GHz, analisando os benefícios em termos de desempenho, capacidade e cobertura, bem como as considerações técnicas para a migração e coexistência com as redes existentes de 2.4GHz e 5GHz em ambientes académicos.
A sessão culminará com uma discussão aberta sobre o futuro do eduroam, onde os participantes são convidados a contribuir com ideias para o desenvolvimento de novas funcionalidades e serviços.
Agenda da Sessão:
Nesta sessão, serão apresentadas as novidades mais recentes em curso nos serviços Multimédia (Banco de Vídeo, Colibri, Educast, Estúdio de Vídeo e Videocast).
Os serviços de Multimédia asseguram soluções de suporte ao ensino e aprendizagem, promovendo a comunicação, colaboração e o ensino a distância nas instituições aderentes.
Moderador da sessão:
Nelson Dias (FCT|FCCN)
Introdução – Estado de arte dos serviços Multimédia (15m)
Nelson Dias (FCT|FCCN)
Estúdio – Conteúdos que conectam para além do Powerpoint (15m)
João Santos (FCT|FCCN)
Banco de Vídeo – Um repositório de todos, para todos (15m)
João Santos (FCT|FCCN), João Carvalho (FCT|FCCN)
Colibri – O bater de asas de um pássaro | Alterações no serviço (15m)
João Gomes (FCT|FCCN), Nelson Dias (FCT|FCCN)
Perguntas e respostas (15m)
Destinatários:
Os serviços são dirigidos para toda a comunidade académica e científica nacional.
Gabinetes de Comunicação
Equipas de Informática
Equipas de Audiovisuais e Multimédia
Equipas de e-Learning
Professores
Alunos
Investigadores
A gestão eficiente da ciência exige informação integrada, acessível e confiável. O PTCRIS impulsiona a interoperabilidade entre sistemas, reduzindo a carga administrativa e facilitando o acesso a dados essenciais para investigadores e instituições.
A Reunião de Trabalho PTCRIS 2025 dará a conhecer os mais recentes desenvolvimentos no ecossistema de gestão de ciência. Em destaque estarão as novas funcionalidades do CIÊNCIAVITAE, incluindo o CV narrativo, o novo portal para pesquisa de financiamentos de C&T e o "Ciência em Números", um serviço inovador de indicadores de ciência e tecnologia.
Público-alvo:
Dirigentes de IES ou UI com o pelouro da investigação
Gestores de Ciência
Investigadores/Docentes
Diretores/Gestores/Técnicos de sistemas CRIS
Os Resultados do Acordo-Quadro OCRE 2020.
O Projeto OCRE 2024:
Ciclo de Vida, Background e Legado, Cronograma, a participação da FCT|FCCN, Âmbito, Contratos e Lotes, Objetivos e Benefícios chave
O Acordo-Quadro:
Overview, Operacionalização, Role Model, Tipos de Procedimentos Contratuais, Tramitação de acordo com o Código de Contratos Públicos, Lotes, Grupos de Instituições e Descontos, Termos e Condições, Sustentabilidade e Transição do OCRE 2020 para o OCRE 24
A Sparke e a AWS mostrarão todos os novos recursos interessantes da nova estrutura OCRE24: os descontos, o processo de integração muito simples, e as oportunidades de financiamento imperdíveis para apoiar a Cloud Research
Nesta apresentação vamos abordar os principais desafios da Ciência Aberta face ao RGPD e ao novo Regulamento de IA. Iremos apresentar o enquadramento legal, e reforçar o papel essencial do DPO na definição de políticas, prevenção e garantia de direitos.
O objetivo? Promover uma Ciência Aberta que seja, ao mesmo tempo, ética, segura e responsável.
Nesta apresentação vamos abordar os principais desafios da Ciência Aberta face ao RGPD e ao novo Regulamento de IA. Iremos apresentar o enquadramento legal, e reforçar o papel essencial do DPO na definição de políticas, prevenção e garantia de direitos.
O objetivo? Promover uma Ciência Aberta que seja, ao mesmo tempo, ética, segura e responsável.
Netskope - Responsible AI
Os serviços de Acesso Aberto têm como missão a promoção da Ciência Aberta, nas vertentes dos repositórios científicos e revistas científicas, em acesso aberto. Esta reunião de trabalho, dedicada aos repositórios digitais, tem por objetivo fazer o balanço das atividades no ano de 2024 bem como apresentar o plano de atividades para 2025. Conforme é habitual a reunião servirá para dar conta de aspetos operacionais bem como auscultar a comunidade. Será dada especial atenção aos serviços disponibilizados pelo PubIn, nomeadamente ao serviço de alojamento de revistas científicas e ao nó nacional da SciELO.
Nesta DemoLab serão demonstradas aplicações avançadas de Inteligência Artificial e Computação Quântica no supercomputador Deucalion. A sessão inclui a utilização do AlphaFold3 para modelação de estruturas de proteínas, com foco em casos de uso biomédicos. Será também apresentada a inferência distribuída de modelos de linguagem de grande escala (LLMs), com destaque para estratégias de paralelização e otimização em ambientes HPC. Por fim, será demonstrado um simulador quântico, ilustrando como a computação quântica pode ser integrada ao ecossistema atual de supercomputação.
Apresentação: Alicia Oliveira (Deucalion & INESC TEC) & Bernardo Malaca (Deucalion & CNCA)
Patrocínio: Jolera
Esta sessão reúne especialistas de diferentes áreas para uma abordagem abrangente à acessibilidade digital, com foco nos contextos da administração pública, ensino superior e setor privado.
Através do enquadramento legal nacional e europeu, casos práticos e reflexões pedagógicas, serão apresentadas ferramentas, estratégias e desafios na implementação de práticas acessíveis. A sessão pretende não só sensibilizar para a importância da acessibilidade digital, mas também partilhar soluções aplicáveis e experiências concretas, proporcionando aos participantes uma visão prática e realista sobre este tema essencial.
Enquadramento da Diretiva Europeia, do DL n.º 83/2018; apresentação dos métodos para avaliações automáticas e manuais disponibilizados pela AMA; Declaração e Selos de acessibilidade e usabilidade.
Manuela Francisco, Doutorada em Educação a Distância e eLearning e mestre em Pedagogia do eLearning
Reflexão sobre os desafios da acessibilidade digital na produção e disponibilização de conteúdos educativos e científicos, recorrendo aos exemplos do trabalho feito pelo Politécnico de Leiria.
Apresentação de um caso prático sobre a personalização do CMS Wagtail na Universidade do Porto, visando a melhoria da acessibilidade digital.
Partilha de experiências e desafios na implementação da acessibilidade digital em projetos do setor público e privado;
Abordagem pragmática sobre estratégias, dificuldades e soluções, com sugestões práticas para profissionais que iniciam este percurso.
O serviço RCTS VoIP tem como objetivo a convergência das comunicações de voz e dados dentro das instituições de ensino superior públicas e da comunidade de investigação, massificando o uso da tecnologia VoIP nas mesmas, visando o aumento de serviços e a redução de custos associados às comunicações de voz.
No âmbito deste serviço, a reunião de trabalho surge como uma oportunidade de apresentar e discutir temas relevantes para as entidades interessadas no serviço RCTS VoIP, nomeadamente na reformulação da arquitetura em utilização bem como a apresentação dos resultados do inquérito sobre a possibilidade da criação de um serviço de eSIMs na RCTS.
Os serviços de Acesso Aberto têm como missão a promoção da Ciência Aberta, nas vertentes dos repositórios científicos e revistas científicas, em acesso aberto. Esta reunião de trabalho, dedicada aos repositórios digitais, tem por objetivo fazer o balanço das atividades no ano de 2024 bem como apresentar o plano de atividades para 2025. Conforme é habitual a reunião servirá para dar conta de aspetos operacionais bem como auscultar a comunidade. Será dada especial atenção aos serviços eletrónicos, com destaque apara a atualização da plataforma que suporta o serviço de alojamento de repsoitórios digitais (SARI).
MetaRed TIC: como apoiar uma gestão eficaz das Instituições de Ensino Superior
MetaredTIC: Como apoiar uma gestão eficaz das Instituições de Ensino Superior
Fortinet: Estagnar não é opção
Para encerrar as Jornadas FCCN 2025, nesta sessão, Salomé Branco, Coordenadora Geral Adjunta da FCCN, serviços digitais da FCT, faz um balanço desta edição, destacando alguns dos principais números do evento.
Conheça ainda os vencedores do passatempo das Jornadas FCCN 2025 e alguns reconhecimentos desta edição. Damos-lhe ainda a conhecer mais sobre a edição de 2026.