As Jornadas da unidade FCCN são o ponto de encontro anual das diversas comunidades de gestores e de utilizadores das plataformas avançadas de computação, de comunicação e de outros serviços digitais disponibilizadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
O evento destina-se aos responsáveis pelos serviços de informática, biblioteca, documentação e/ou arquivo das IES, a decisores e dirigentes institucionais com estes pelouros e a responsáveis pela execução de ciência e por unidades de investigação.
Ao longo de três dias, apresentamos e abrimos o diálogo sobre temáticas relacionadas com as áreas de atuação da unidade FCCN: Conectividade, Computação, Colaboração, Conhecimento e Segurança.
Se faz parte da rede RCTS ou tem interesse sobre estas áreas, este é o ponto de encontro de especialistas e um lugar para discutir as matérias e ficar a par das inovações tecnológicas.
A edição de 2024 decorre na Centro de Congressos da Madeira e no Pestana Casino Park, no Funchal, de 15 a 17 de abril de 2024. Este ano, a unidade FCCN conta com o estreito apoio da ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação - Associação – uma instituição aberta à sociedade, de cariz interdisciplinar e virada para o desenvolvimento de investigação e soluções inovadoras nas áreas das tecnologias, saúde e mar. A Agência tem por objetivo apoiar atividades de investigação, desenvolvimento experimental, difusão tecnológica, formação profissional e divulgação científica. As suas atividades de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+I), visam contribuir para a modernização e para o desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira.
Neste workshop, destinado essencialmente a gestores de repositórios, serão abordados aspetos relacionados com a adoção do DSpace 7 em Repositórios Institucionais.
Serão descritas as principais fases do processo de migração de um repositório para a versão 7 do DSpace e os cuidados pré e pós migração.
Serão ainda descritas as principais mudanças e novidades introduzidas, focadas na observância de novas formas de lidar com processos de gestão dos fluxos da informação.
No âmbito da automatização do processo de renovação de certificados de servidor e com o objetivo de promover a adoção e utilização do protocolo ACME na comunidade RCTS, pretendemos realizar esta workshop direcionada para instituições que desconhecem ou tenham ainda pouca informação na utilização do protocolo ACME e que pretendem adquirir conhecimentos na sua adoção, bem como na utilização do pacote ansible fornecido pela FCCN.
Disponibilizamos no Espaço RCTS Certificados informação/recomendações na respetiva adoção do protocolo, bom como o respetivo pacote ansible que permite instalar e configurar um cliente ACME para servidores Linux, especificamente o cliente certbot.
Espaço RCTS Certificados:
• https://share.fccn.pt/sites/rctscertificados/ManualAdministrador
Alertamos que a Workshop tem um número limitado de participantes e que as instituições inscritas serão contactadas para avaliarmos os respetivos cenários na utilização do protocolo e pacote ansible.
Abordagem de diversos temas relacinados com o panorama atual da contratação pública em Portugal, com especial ênfase nas seguintes questões:
"É fácil comprar no sector público em Portugal? "
"Compras ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência "
"Como serão as compras daqui a 10 anos?"
Participantes:
Alexandra Adão - moderadora
Convidados
Artur Gaspar - Coordenador da Área de Sistema de Informação Internos da FCT
Luís Sousa - CEO Grupo ACIN
André Valarinho - Diretor da Área Jurídica da Estrutura de Missão Recuperar Portugal
Jerusa Vasconcelos - Senior Consultant Adviser – Especialista em Transformação Digital, Contratação Pública, Faturação Eletrónica e Serviços de Confiança
A reunião de trabalho da b-on incluirá um balanço do ano de 2023. Serão apresentados dados detalhados de utilização dos recursos disponibilizados pela b-on e das condições de publicação em acesso aberto. Mais detalhes da sessão serão partilhados em breve.
Público alvo:
Dirigentes de IES ou UI com interesse na área do acesso aberto
Bibliotecários e pontos de contacto da b-on nas Instituições Membro
Investigadores/Docentes
Sessão sobre Cibersegurança e partilha de informação sobre equipas de resposta a incidentes (CSIRT).
A sessão será organizada pelo RCTS CERT.
Agenda da Sessão:
Nesta sessão serão apresentadas as novidades mais recentes dos serviços Multimédia.
Serão partilhadas algumas iniciativas e boas práticas na produção de conteúdos audiovisuais com principal destaque na área do Podcasting e nos repositórios de vídeos educativos.
Moderador da sessão: Nelson Dias (FCCN)
Novidades serviços Multimédia - Nelson Dias (FCCN) - 10 min
Podcasting
• Diz-me a tua password - Podcast de Cibersegurança - Filipa Macieira (RCTS CERT) – 10m
• O Mundo dos Podcasts: Dê voz à sua história - João Santos (FCCN) – 10m
• Rita Tomé (Universidade de Lisboa)
Repositórios de Vídeos Educativos
• A importância da curadoria dos repositórios de vídeo digitais em ambiente académico - Madalena Carvalho (Universidade Aberta) - 20 m
• Demonstração do Novo Banco de Vídeo - João Santos (FCCN) - 30 min
• P&R (10 min)
Destinatários:
Os serviços são dirigidos para toda a comunidade académica e científica nacional.
Gabinetes de Comunicação
Equipas de Informática
Equipas de Audiovisuais e Multimédia
Equipas de e-Learning
Professores
Alunos
Investigadores
O Arquivo.pt preserva milhões de ficheiros recolhidos da web desde a década de 1990 e disponibiliza um serviço público de pesquisa sobre esta informação.
Nesta sessão, apresenta-se dois casos em que o Arquivo.pt foi utilizado com sucesso ao serviço do conhecimento e da cultura:
1º O Arquivo.pt foi usado na Wikipédia Portuguesa para gravar conteúdos web que são citados no final de cada artigo e também para dar acesso a uma versão histórica quando esses conteúdos desaparecem.
2º O Museu Virtual do Turismo (MUVITUR) criou uma coleção de páginas web históricas acerca do Turismo em Portugal recorrendo ao Arquivo.pt.
A partir destes dois exemplos, os participantes receberão informação e ferramentas que poderão usar para criar iniciativas semelhantes e para valorizar a memória institucional da sua organização. Por exemplo, recuperando páginas web históricas, realizando exposições online, gravando referências a conteúdos web em artigos científicos e relatórios técnicos, preservando os seus websites para o futuro.
A equipa do Arquivo.pt está presente nesta sessão para responder a todas as suas questões.
Saiba mais acerca do Arquivo.pt em https://arquivo.pt
AGENDA DA SESSÃO
1- Melhorando a Wikipédia com o Arquivo.pt - Pedro Gomes, desenvolvedor
2- Museu Virtual do Turismo enriquecido com Arquivo.pt - Ricardo Basílio, curador digital
3- Questões - Equipa do Arquivo.pt
A reunião de trabalho da área de Dados de Investigação tem por objetivo apresentar o balanço das atividades realizadas até ao momento e dar a conhecer os últimos desenvolvimentos do projeto.
No decorrer da sessão será dado destaque aos serviços de planeamento e partilha de dados de investigação.
Será ainda partilhada informação sobre a implementação do Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação, no âmbito de fundos do PRR.
Público alvo:
• Investigadores/Docentes
• Gestores de Dados de Investigação
• Gestores de Ciência
• Dirigentes de IES ou UI com pelouro da Investigação
• Gestores de Tecnologias de Informação
Público-alvo
Esta reunião de trabalho destina-se aos responsáveis técnicos do serviço RCTSaai
Agenda
RCTSaai – Ponto de Situação e Plano de Ação para Adoção dos Perfis de Confiabilidade
Pretende-se nesta sessão realizar um ponto de situação do serviço RCTSaai e da adoção dos Perfis de Confiabilidade RCTSaai. Em 2023 foram integrados no protocolo de adesão à Federação de Identidade RCTS os novos perfis de confiabilidade, elaborados com base nas especificações de confiança da REFEDS Assurance Framework. Em 2024 pretende-se que estes perfis sejam adotados pelas instituições RCTSaai, sendo necessário uma reavaliação do processo de gestão de identidades das instituições e realizar a respetiva configuração no Fornecedor de Identidade.
Orador: João Guerreiro e Esmeralda Pires (FCT|FCCN)
Adoção da solução privacyIDEA para Autenticação Multifactor (MFA) no Instituto Universitário Egas Moniz
A solução privacyIDEA é uma solução opensource que permite autenticação em dois fatores e a sua integração nos fornecedores de Identidade Shibboleth e SimplesamlPHP. Nesta apresentação pretende-se disponibilizar informação sobre a instalação/configuração desta solução, dificuldade e desafios na integração em vários serviços ( OpenVPN e aplicações WEB) e os respetivos resultados e evolução futura.
Orador: Porfírio Trincheiras (Instituto Universitário Egas Moniz)
Esta sessão terá a participação do patrocinador SYSCRUM que fará uma apresentação sobre “Monitorização de Infraestruturas”.
Agenda:
Nesta sessão serão apresentados um conjunto de projetos de realidade virtual e aumentada em curso na RCTS(Rede Ciência Tecnologia e Sociedade), dando destaque à sua aplicabilidade prática em contexto educativo, estimulação cognitiva (reabilitação) e apoio psicológico.
Realidade Virtual e Aumentada na RCTS (90m)
• VR4Learning - Luís Guerreiro (Universidade de Évora) - 20m
• Marco António (Microsoft) – 20m
• Aplicações da Realidade Virtual para a Saúde e Bem-estar - Sergi Bermudez (NeuroRehabLab@LifeTech Madeira, UMa/ARDITI) – 20m
• Sponsor - 10m
• P&R – 15m
Destinatários:
Os serviços são dirigidos para toda a comunidade académica e científica nacional.
Gabinetes de Comunicação
Equipas de Informática
Equipas de Audiovisuais e Multimédia
Equipas de e-Learning
Professores
Alunos
Investigadores
Momento de boas-vindas aos participantes, com palavras de abertura por parte da organização das Jornadas FCCN. Estão presentes o Reitor da Universidade da Madeira, Professor Doutor Sílvio Moreira Fernandes, o Vogal do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Professor Doutor Francisco Santos, e o Presidente do Conselho de Administração da ARDITI, Professor Doutor Rui Caldeira.
A apresentação destacará a plataforma Regional - ARDITI (Agência Regional para o desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação), que visa promover a excelência na investigação, na inovação e no desenvolvimento tecnológico na Madeira. As principais áreas de atuação da Agência são as Tecnologias, a Saúde, e o Mar. Venha conhecer-nos!
O biólogo e especialista em ciências marinhas, natural da Ilha da Madeira, João Canning Clode – fundador e coordenador do MARE-Madeira e Investigador Principal na Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação (ARDITI) – será o keynote speaker desta edição das Jornadas FCCN. Para além do azul: Convergência da Ciência e Sociedade na Conservação dos Oceanos para as futuras gerações é o título da apresentação do orador.
Os serviços de Acesso Aberto têm como missão a promoção da Ciência Aberta, nas vertentes dos repositórios científicos e revistas científicas, em acesso aberto. Esta reunião de trabalho tem por objetivo fazer o balanço das atividades no ano de 2023 bem como apresentar o plano de atividades para 2024. Conforme é habitual a reunião servirá para dar conta de aspetos operacionais bem como auscultar a comunidade. Será dada especial atenção aos serviços eletrónicos, mais concretamente ao portal RCAAP, aos processos de integração com o PTCRIS, à migração do serviço SARI para a nova versão do software de repositórios (DSpace7) e ao Indexar, um serviço de diretório para repositórios e revistas científicas.
Público alvo:
Dirigentes com o pelouro do RCAAP nas Instituições Membro
Gestores de Repositórios Institucionais
Gestores de Revistas Científicas
Esta sessão terá como tema central estratégias de comunicação de entidades ligadas ao ensino superior e à investigação. Tendo como base apresentações de estudos de caso que ilustram boas práticas, serão posteriormente discutidos os principais desafios digitais nesta área e o papel que a unidade FCCN pode desempenhar. Pretende-se igualmente encontrar formas de comunicação mais eficazes para dar a conhecer os serviços que a FCCN oferece à sua comunidade.
14:30 – 14:40 Abertura da sessão (Joana Silvério, FCCN)
14:40 – 14:55 Case Study INL (Catarina Moura, INL)
14:55 – 15:10 Case study ARDITI (Elia Vieira, ARDITI)
15:10 – 16:00 Mesa Redonda (Catarina Moura, INL; Elia Vieira, ARDITI; Nélson Dias, FCCN; Moderação: Joana Ferreira, FCT)
16:00 – Encerramento (Joana Silvério, FCCN)
Apresentação dos principais desenvolvimentos na Rede Académica Nacional desde a realização das últimas jornadas e planos futuros.
Findo o RCTS100, que foi um projeto estruturante que permitiu a expansão da infraestrutura de Fibra ótica da RCTS, do sistema de transmissão, assim como do equipamento IP, é necessário continuar a melhorar a rede e evoluir os serviços associados.
Como uma rede nunca para e está em constante evolução, é necessário continuar a dar resposta aos requisitos, cada vez mais exigentes, dos utilizadores, permitindo que estes possam ter acesso aos serviços mais avançados disponibilizados pelo Géant.
Nest espaço, teremos um representante do LIP que falará sobre “Computação e Redes na Física de Partículas “. Este investigador trabalha em vários projetos europeus com requisitos de rede muito elevados e fará um enquadramento sobre as atividades em que participal e, em que medida, a RCTS os ajuda nessa tarefa.
Da FCCN serão apresentadas as alterações realizadas, tais como upgrades realizados na rede, parcerias com a RedIRIS, alteração do encaminhamento internacional e outros desafios que estão na calha que irão beneficiar as Entidades Utilizadoras. Será dado ênfase à mudança da arquitetura de serviços de rede nas zonas metropolitanas terá a maior alteração dos últimos 15 anos.
Vamos dar a conhecer os projetos internacionais em que a FCCN está envolvida, apresentando à comunidade as realidades de outras redes fora de Portugal e nas quais participa.
Público-alvo: Contactos técnicos e administrativos dos Serviços RCTS
Esta sessão terá a participação do patrocinador Warpcom que fará uma apresentação sobre Segurança Quântica - “Getting Ready for Quantum Security”
Computação Avançada na vanguarda do conhecimento
Esta sessão reunirá partes interessadas e relevantes do panorama nacional e europeu de Computação Avançada.
Será um fórum de partilha dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos da RNCA e futuro CNCA, de projetos estratégicos como o EuroCC2 e da oferta de recursos disponível nos concursos de acesso a Computação de Alto Desempenho (HPC) e Cloud Científica. Na segunda parte da sessão teremos um debate dedicado ao “Impacto da Inteligência Artificial (IA) na Computação Avançada” com utilizadores convidados e parceiros dos centros da RNCA que nos trazem casos de uso, desafios e oportunidades ligadas à IA. Junte-se a nós e seja benvindo/a a mais uma oportunidade para participar no futuro da supercomputação nacional.
Palavras-chave: DEUCALION, MARENOSTRUM 5, RNCA, CNCA, HPC, IA, EUROCC2
Público-alvo principal:
• Comunidade académica e científica
• Pólos de inovação digital
• Empresas e indústria 4.0
• Centros de informática
• Estudantes de Mestrado e Doutoramento
Patrocinador: Hewlett Packard Enterprise & AMD
Boas-vindas
Abertura da Sessão
Ponto de situação do Deucalion, MareNostrum 5 e CNCA
Visão panorâmica das metas alcançadas na RNCA. Progresso e impacto da computação avançada e papel da RNCA em Portugal.
O Projeto EuroCC, do qual Portugal faz parte, e exemplos do potencial transformador da HPC resultante, em vários setores.
Casos de uso, desafios e oportunidades ligadas à Inteligência Artificial na RNCA - Rede Nacional de Computação Avançada.
Moderação: Susana Caetano
Oradores confirmados:
Centros Operacionais:
- Manuel Fiolhais (LCAUC)
- Miguel Avillez (HPCUÉ)
- Jorge Gomes (INCD)
Centros de Competência:
- Rohollah Garmanjani. (3CA.UBI)
- Alexandre Francisco (CCVCA-ISTUL)
- Daniel Canedo (CVA-UA)
Projetos:
- Rui Caldeira (ARDITI)
Accelerate innovation and discovery
Adriano Galano, AI & Supercomputing Sales Specialist, Hewlett Packard Enterprise
Whether for today’s massive converged modeling, simulation, analytics, and AI workloads or tomorrow’s new discoveries, HPE & AMD offers enterprises supercomputing innovation with exceptional compute power and speed to solve their most demanding problems.
The foundation of HPE GreenLake for Large Language Models is supercomputing infrastructure purpose-built for AI („AI-native“). HPE has proven that it can reliably scale single jobs across tens of thousands of AI accelerated processing units (APUs), for example recently on the HPE & AMD -built Frontier supercomputer at Oak Ridge National Laboratory with a single simulation job running on over 30,000 AMD Instinct GPUs.
Esta sessão dará a conhecer as iniciativas previstas pela FCT para 2024, através da apresentação do calendário de concursos, bem como das diferentes medidas.
Os serviços de Acesso Aberto têm como missão a promoção da Ciência Aberta, nas vertentes dos repositórios científicos e revistas científicas, em acesso aberto. Esta reunião de trabalho tem por objetivo fazer o balanço das atividades no ano de 2023 bem como apresentar o plano de atividades para 2024. Conforme é habitual a reunião servirá para dar conta de aspetos operacionais bem como auscultar a comunidade. Será dada especial atenção aos serviços eletrónicos, mais concretamente ao portal RCAAP, aos processos de integração com o PTCRIS, à migração do serviço SARI para a nova versão do software de repositórios (DSpace7) e ao Indexar, um serviço de diretório para repositórios e revistas científicas.
Público alvo:
Dirigentes com o pelouro do RCAAP nas Instituições Membro
Gestores de Repositórios Institucionais
Gestores de Revistas Científicas
Esta reunião pretende apresentar um ponto de situação sobre a evolução do projeto Sondas eduroam e sensibilizar as instituições ligadas à rede eduroam para a necessidade de implementação do protocolo Radsec, que traz para a comunicação Radius mais fiabilidade e segurança.
Público-alvo
Esta reunião de trabalho destina-se aos responsáveis técnicos que operam os hotspots da rede eduroam.
Agenda
Evolução do Projeto Sondas eduroam
O projeto de sondas eduroam evoluiu para ser uma solução mais abrangente e para tirar partido de uma infraestrura em implementação na RCTS. Assim, deixa de ser um piloto isolado e passa a fazer parte de uma estrutura de recolha de indicadores de qualidade de rede mais alargada. Esta apresentação apresentará este novo paradigma e evolução feita no último ano.
Oradores: Edgar Inácio (FCT|FCCN) | Pedro Simões (FCT|FCCN)
Radsec - A evolução da comunicação Radius na rede eduroam
A necessidade de evolução técnica obriga a adoção de novos standards de comunicação, em especial ao nível dos servidores de Radius. O protocolo Radsec traz benefícios óbvios e deve assim ser o próximo passo a ser abordado pelas instituições ligadas à rede eduroam.
Oradores: Pedro Simões (FCT|FCCN)
Sessões Convidadas:
Implementação do Radsec numa instituição RCTS: desafios e benefícios desta nova abordagem
A evolução da comunicação Radius na rede eduroam, e não só, assenta no protocolo Radsec. A Universidade do Algarve já implementou esse protocolo nos seus servidores de Radius e irá descrever o processo para a implementação deste protocolo nos seus servidores de Radius e as melhorias que esse processo trouxe.
Orador: Luis Pisco (Universidade do Algarve)
IPL, 9 meses depois [de ter partilhado dos "Dilemas do serviço da rede sem fios"]
Breve atualização sobre os progressos possíveis na busca de uma solução viável sob os pontos de vista técnico e financeiro.
Orador: Pedro Ribeiro (Instituto Politécnico de Lisboa)
Patrocinador - OfficeLan
Esta sessão tem a participação do patrocinador OfficeLan
A NAU é um serviço desenvolvido e gerido pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) que permite a criação de cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), ou seja, cursos abertos e acessíveis a todos, produzidos por entidades reconhecidas e relevantes na sociedade, que contam com a participação de milhares de pessoas. Em média, cada curso tem mais do que 3000 pessoas.
Agenda da sessão:
- A NAU para quem não nos conhece
- Por onde temos navegado
- Que destinos nos esperam até 2026
Contratação de serviços e resultados do OCRE 2020. O novo acordo-quadro OCRE 2024
A reunião de trabalho PTCRIS tem por objetivo apresentar o balanço das atividades realizadas até ao momento e dar a conhecer os últimos desenvolvimentos do programa, com especial destaque para:
a) o modelo de governação de dados PTCRIS;
b) Identificadores DOI para financiamento;
c) o sistema nacional de gestão curricular CIÊNCIAVITAE e a sua integração no ecossistema.
O Impacto da IA na Proteção de Dados das Organizações/ Proteção de dados na Universidade da Madeira e no Governo Regional
A apresentação explorará o cenário atual da proteção de dados nas Organizações, com foco no estado da arte na FCT/FCCN. Será também abordado o impacto da Inteligência Artificial (IA) nesse contexto, destacando os sistemas de IA, seus benefícios e desafios. Analisaremos estratégias de conformidade, e como as organizações se podem adequar às regulamentações em constante evolução, incluindo o recentemente aprovado Regulamento sobre Inteligência Artificial.
Proteção de dados na Universidade da Madeira e no Governo Regional: duas realidades distintas
O serviço RCTS VoIP tem como objetivo a convergência das comunicações de voz e dados dentro das instituições de ensino superior públicas e da comunidade de investigação, massificando o uso da tecnologia VoIP nas mesmas, visando o aumento de serviços e a redução de custos associados às comunicações de voz.
No âmbito deste serviço, a reunião de trabalho surge como uma oportunidade de apresentar e discutir temas relevantes para as entidades interessadas no serviço RCTS VoIP, nomeadamente na ativação dos SIP Trunks decorrentes do Concurso intitulado “Aquisição de SIP Trunks sobre a RCTS” para o triénio 2024-2026, a apresentação de ponto de situação do projeto piloto de eSIM para a rede RCTS VoIP apresentado nas últimas jornadas, apresentação dos desafios no “Roll Out” na FCT para infra-estrutura VoIP no MSTeams entre outros assuntos de interesse para as instituições beneficiárias.
Agenda:
Ponto Situação - 35 minutos (Nuno Gonçalves - FCCN)
Desafios de “Roll out” de infra-estrutura VoIP no MsTeams – 40 minutos (Fábio Cosme - FCCN)
The Modern SOC Reimaged - 15 minutos (Luis Trincheiras - Palo Alto)
"As organizações de hoje geram mais dados de segurança do que nunca. As equipas de operações de segurança típicas operam em silos de dados, tecnologia obsoleta e atividades manuais que convidam os invasores a explorar a incompatibilidade. Agora existe uma nova abordagem através da automação, que melhora radicalmente a proteção e, ao mesmo tempo, transforma e simplifica o modelo manual atual das equipas de operações de segurança."
A transformação digital que está ocorrendo nas universidades e instituições de ensino nos últimos tempos exige que as redes dos campus evoluam no mesmo ritmo que o resto das tecnologias aplicadas. Infelizmente, as redes tradicionais de campus não estão preparadas para desenvolver tal transformação digital e necessitam de uma atualização para melhorar a experiência, não só dos usuários da rede, mas das próprias operadoras que, tradicionalmente, enfrentam muitas dificuldades de operação e detectam problemas que ocorrem no dia a dia. -manutenção diária das redes dos campus universitários.
Na Juniper, queremos mostrar como a IA pode ajudar as instituições de ensino a melhorar a experiência do ponto de vista operacional, simplificando as tarefas de implantação e manutenção da rede, bem como minimizando os tempos de resolução de problemas relacionados com a rede através do uso de machine learning, análise de dados e assistentes virtuais. A IA também ajuda a obter dados de infraestrutura que nos ajudam a tomar decisões que impactam o dia a dia do usuário, como localização de dispositivos, pessoas ou ativos em todo o campus.
Além disso, podemos comentar como a IA pode nos ajudar a automatizar tarefas e ações através do uso de APIs abertas que abrem um novo mundo de aplicações através da combinação de tecnologias e do uso dos dados obtidos.
A apresentação, se o tempo permitir, será acompanhada por uma demonstração ao vivo das capacidades de IA aplicadas às redes do campus.
Jose Fidel Tomas jmolero@juniper.net
Com a proliferação de botnets, a frequência, dimensão e impacte de ataques DDoS tem
sido crescente e apresenta consideráveis riscos à integridade de serviços críticos e da
segurança de instituições e empresas.
Nesta breve sessão serão abordados os novos paradigmas de soluções anti-DDos que
fazem hoje parte integrante das redes de dados e os requisitos que trazem para estas
infraestruturas.
: Nesta apresentação, exploraremos como o Google Cloud pode impulsionar a pesquisa e a inovação em universidades e centros de investigação.
A reunião de trabalho PTCRIS tem por objetivo apresentar o balanço das atividades realizadas até ao momento e dar a conhecer os últimos desenvolvimentos do programa, com especial destaque para:
a) o modelo de governação de dados PTCRIS;
b) identificadores DOI para financiamento;
c) o sistema nacional de gestão curricular CIÊNCIAVITAE e a sua integração no ecossistema.
CogMap (15 min)
Aplicação de Realidade Virtual com tarefas a ser usada em contexto cirúrgico. Uma das tarefas é a visualização durante 5 segundos de diferentes pontos, por ordem. No ecrã fica a visualização do ponto do profissional de saúde e do outro o que o paciente vê. Outra das tarefas implica leitura de texto com nome de cor, diferente da cor de fundo do texto, que muda a cada 5 segundos. O objetivo é o desenvolvimento das capacidades cognitivas.
AViR (15 min)
O projeto é um protótipo de realidade virtual para apoio psicológico em caso de perda gestacional precoce (<20 semanas). Tem 4 módulos baseados em protocolos e experiências femininas. É implementado usando óculos de realidade virtual. Este protótipo tem base científica/clínica. Inicialmente foi feito um estudo do estado da saúde mental de mulheres, no qual estiveram envolvidas ~800 mulheres de Portugal. Concluiu-se que passados anos após a perda, ainda apresentam sinais depressivos. O objetivo é a normalização de tudo o que a mulher vai sentir durante o processo de luto/perda e dar validação da perda. O protótipo permite gravar mensagens de apoio (cheer). Permite também a criação de um jardim virtual. Existe um agente virtual humanóide que dá frases feitas para estimular a experiência do utilizador, ouvir a sua história sem julgamentos. Foi desenvolvido com 4 psicólogos e 2 enfermeiros.
Megafauna (15 min)
Mostra de equipamentos utilizados para marcar animais; visualização de trajetórias de baleias.
Triton (15 min)
O projeto Intertagua, projeto MAC com regiões da Macaronésia, envolveu a criação e desenvolvimento de tags (marcadores) a serem afixados em animais marinhos (tartarugas, baleias, golfinhos). A equipa desenvolveu as tags, tendo criado protótipos desenvolvidos no Laboratório de Prototipagem da ARDITI. O custo deste tipo de tags no mercado é de cerca de 5000€, enquanto que as criadas em laboratório ficaram à volta de 200€. Foram testados para a geolocalização de barcos e localização/seguimento de animais até um máximo de 66 dias. As tags estão equipadas com baterias e tecnologia LORA. O curto alcance é cerca de 84km. Esta localização permite analisar dados que poderão indicar as deslocações sazonais dos animais marcados, padrões, profundidades atingidas, entre outros.